Protetor solar: saiba quais os tipos e diferenças
Se você já se perdeu ao tentar encontrar o melhor protetor solar para o seu tipo de pele entre variedades de textura, cor, fator de proteção e outras, saiba que não está sozinho. A rede de farmácias Nissei oferece uma variedade das melhores marcas de protetor solar, para todas as necessidades e gostos. Aproveite para passar em uma antes da sua viagem!
Quer se preparar para curtir o verão com todo cuidado necessário e muita saúde? Confira as dicas a seguir!
Qual a importância deste produto?
A principal função de qualquer protetor solar, independentemente do tipo, é a fotoproteção, ou seja, a proteção contra os raios UVA e UVB (de radiação ultravioleta) emitidos pelo sol. Eles também são chamados de filtros solares, apenas outra nomenclatura para o mesmo tipo de produto.
Eles são tão importantes porque são a forma mais eficaz de proteger a pele dos danos do sol, evitar queimadura ou isolação. Além disso, o protetor solar evita o envelhecimento precoce (como o aparecimento de manchas ou rugas), o câncer de pele e evita a manifestação de doenças como o lúpus eritematoso.
Qual tipo de protetor solar é o ideal?
O principal ponto a ser levado em consideração na hora de escolher seu protetor solar é o fator de proteção solar – resumido pela sigla FPS na maior parte das embalagens. Para garantir um bom espectro de proteção, é preciso que o FPS seja igual ou superior a 30, pelo menos. Esse valor corresponde a três vezes o valor PPD/UVA (que mede a protação aos UVA) e deve ser de, no mínimo, 10.
Existem inúmeros tipos de texturas no mercado: fluido ou gel, cremoso, em spray e até mesmo em pó. Os mais fluidos são indicados para peles mais oleosas, já que não carregam tanto. Já o em spray fixa melhor em peles secas, pois é mais oleoso. Por fim, o protetor em pó é uma boa opção para retocar a proteção (e também uma solução para controlar a oleosidade ao longo do dia).
Também existem produtos que combinam hidratante e protetor solar e protetores com cor, que se aproximam de uma maquiagem. Essas duas opções unem praticidade com proteção, mas em ambos os casos é preciso certificar o FPS.
Como aplicar?
No mínimo 15 minutos antes da exposição solar, é preciso aplicar uma boa camada de protetor solar sobre todas as áreas expostas da pele. Dependendo do produto, pode causar um aspecto esbranquiçado na pele, que costuma sair em poucos minutos. Além disso, a cada duas horas, pelo menos, o produto deve ser reaplicado, principalmente se a exposição solar for direta e intensa.
Em relação à quantidade, de acordo com o Conselho Brasileiro de Fotoproteção, recomenda-se que seja utilizada, em média, uma colher de chá na região do rosto, pescoço e cabeça, duas colheres de já para costas, uma para cada braço e duas para cada uma das pernas.
Nissei, mais que farmácia!