Repaginando: como é mudar ambientes e vidas
Com mais uma temporada do Repaginando na tela da RICtv, semanalmente podemos acompanhar transformações completas de ambientes. E não só isso: junto com as mudanças na arquitetura e decoração, acontecem verdadeiras transformações na vida dos participantes.
Tanto o arquiteto e apresentador do reality, André Henning, quanto toda a equipe dos bastidores é impactada com as histórias e os sentimentos envolvidos ao longo de cada episódio.
Terceira carreira
Além de arquiteto, André Henning também é empresário no ramo gastronômico, função para a qual sempre sentiu ter uma vocação. A atuação como apresentador de reality chegou como uma oportunidade inesperada e se tornou o que ele chama de uma “terceira carreira”. Diferente do dia a dia comum do arquiteto, no programa a rotina passa a ficar mais intensa e emocionante.
Ao longo de três temporadas de Repaginando, ele sente que melhorou sua desenvoltura frente às câmeras e conseguiu, aos poucos, mostrar o que ele sente. “Fui ficando mais sensível, no início tinha medo de chorar, por exemplo. Hoje já sou o chorão da emissora.”, comenta.
Dessa vez, André vem de um reality para outro. Ele participou e venceu o Você é o Chef: Celebridades, uma disputa para testar as habilidades culinárias de celebridades paranaenses. São quatro meses de gravações intensas entre um programa e outro.
Trabalho intenso
Quem assiste as reformas realizadas em tempo recorde no programa, deve imaginar que por trás das câmeras existe uma grande força-tarefa para fazer tudo acontecer.
Mabel Regina Rocha, Diretora geral e criadora do formato do programa, está presente em todas as gravações, do início ao fim. Mabel é quem coordena a equipe e na corrida contra o tempo para viabilizar uma reforma completa no menor tempo possível. Ela também fica em contato com as famílias participantes.
“O que mais me motiva a fazer um programa difícil e complexo é poder mudar a vida das pessoas. É muito mais do que fazer uma entrega.”, afirma Mabel. Ela diz que, a cada entrega, é possível perceber a satisfação de todos os envolvidos.
Leila Camargo está na produção do programa desde a segunda temporada, atuando na direção e orientação da equipe. Ela conta que as reformas mudam o dia a dia das famílias, já que os profissionais integrantes da reforma trabalham durante alguns dias dentro da casa dos personagens. Por outro lado, Leila diz: “quando a gente vê o rosto a expressão das pessoas tudo se torna recompensador.”
Histórias que marcam
A reforma do quarto do menino Gabriel impactou toda a equipe na terceira temporada do reality.
Em meio a tantas vidas transformadas, algumas histórias causam mudanças profundas e marcam quem faz o Repaginando. “O programa Repaginando não é somente sobre reformar ambientes, é sobre repaginar vidas”, resume Mabel Rocha.
André Henning comenta que, logo na primeira temporada, se envolveu com o projeto do restaurante Vila Bistrô. Como é empresário, ele se viu refletido na situação de começar um negócio sem toda a estrutura necessária. Após a transformação, ele passou a frequentar o local e percebeu a quantidade de clientes aumentar e os resultados chegarem para os donos.
Dessa vez, ele destaca a história do Gabriel, menino autista de 14 anos que tinha um sonho de ganhar um quarto novo. O desafio era alterar a rotina e o ambiente particular de um adolescente que não está acostumado com mudanças.
Apesar disso, o resultado final ultrapassou todas as expectativas de Gabriel e sua mãe, que, com a convivência, se apagaram a toda equipe. “Eu quero acompanhar e ver ele crescendo na vida.”, comenta André. Transformações como essas é o que o apresentador chama de “arquitetura social”, quando vê seu trabalho refletir na melhoria de vida das famílias.
Por fim, ao refletir sobre o saldo depois de tantos projetos e vidas melhoradas, André, assim como todos os profissionais que fazem o Repaginando acontecer, já sentem falta e esperam pela quarta temporada!