por Isadora Deip
com supervisão de Giselle Ulbrich

O terceiro episódio do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, conta com a participação de Rosiane Leite Costa, mãe da Geovana, diagnosticada com autismo não-verbal aos dois anos de idade. A paciente usa o canabidiol para tratar crises de autoagressão.

O neurocirurgião funcional Dr. Pedro Pierro Neto também é convidado do episódio. O médico possui especialidade em dor, transtornos de movimentos, epilepsia, cirurgia psiquiatra e foi pioneiro na prescrição da cannabis medicinal no Brasil.

Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate à diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.

Rosiane conta que foi a primeira vez que participou de um podcast. “Fiquei um pouco nervosa, mas a forma com que o apresentador abordou o assunto com naturalidade, parecia que eu estava em um bate-papo em casa”. Ela também fala sobre a presença do Dr. Pedro Neto na produção: “Ter um profissional explicando sobre a cannabis medicinal foi sensacional”.

A mãe de Geovana destaca que a sociedade precisa urgentemente de mais informações sobre a cannabis medicinal e acredita que o podcast pode possibilitar novas discussões e quebrar um preconceito ainda existente com o medicamento no Brasil.

Sobre a experiência de tratar a filha com a cannabis medicinal, Rosiane explica que o tratamento trouxe qualidade de vida para Geovana e esperança para a família. A paciente teve quase 100% das crises de agressividade controladas.

“Acredito que ainda temos que lutar muito. No Brasil, várias pessoas que necessitam da cannabis medicinal não têm acesso devido ao valor muito alto [do fármaco]”,

relata.

O podcast A Planta que Cura está disponível em plataformas digitais como o Spotify e o Youtube e também pode ser acessado pelo portal RIC Mais.

27 ago 2022, às 07h30. Atualizado em: 30 ago 2022 às 15h37.
Mostrar próximo post
Carregando