‘Você é o Chef: Celebridades’: a trajetória do campeão e a receita vencedora
No último sábado (30), aconteceu a final do programa ‘Você é o Chef: Celebridades’, que reuniu 28 personalidades ao longo de nove episódios para uma disputa acirrada na cozinha e na tela da RICtv. O vencedor da última prova que levou o troféu da temporada foi o arquiteto e empresário André Henning.
André foi um dos últimos participantes a ser classificado para a disputa. Ele foi um dos quatro participantes do sétimo episódio, que contou, também, com a participação do radialista e apresentador Fernandinho Eufrásio, do empresário e criador de conteúdo João Prospiter e da neurocientista Mara Cordeiro.
A primeira prova enfrentada por ele envolveu o desafio de usar cerveja na preparação de uma proteína. A escolha feita –e que rendeu a classificação– foi um cordeiro com a cerveja Smoked Porter, uma bebida complexa com sabor defumado. O molho desenvolvido levou um ingrediente inusitado: o chocolate. De acompanhamento, cuscuz. A composição de sabores conquistou os chefs jurados.
Nas semifinais, o apresentador Fernandinho foi dupla de André. Os dois encararam o desafio da cozinha crudívora (sem fogo) e juntos desenvolveram entrada e prato principal. A entrada foi bruschetta com presunto de parma, tomate e cebola temperados com azeite e ervas. Já o prato principal, steak tartare de painho acompanhado de molho azedo.
Em todos os episódios que participou, o arquiteto chegou tenso e nervoso, especialmente na final. Porém, sua organização e técnica apurada deram a segurança necessária para que ele criasse pratos elaborados mesmo com tempo delimitado de prova. O competidor ousou ao escolher os ingredientes das suas receitas e fez bom uso dos produtos Zaeli, que fizeram parte das preparações ao longo da temporada.
Além disso, ele buscou suas raízes criando pratos semelhantes aos que experimentou ao longo da vida, em casa. A experiência como dono de uma rede de cafés também pode ter contribuído para seu bom desempenho.
André ganhou o troféu de chef celebridade da temporada e outros dois prêmios: um curso completo de Gastronomia pela Universidade Unicesumar e uma viagem ao Catussaba Resort Hotel, em Salvador, Bahia.
Confira a receita campeã
No último episódio da temporada, a prova teve tema livre e, novamente, André decidiu ousar. Como prato principal, ele fez um ravioli de massa fresca com recheio de carne de sol e ricota e molho vermelho para acompanhar. Já a sobremesa escolhida foi uma tradicional e bem feita torta de maçã.
O resultado rendeu elogios dos chefs jurados: Gabriela Vilar, Guilherme Kaesemodel e Dudu Sperandio, além do chef convidado Lênin Palhano.
Confira a receita e o modo de preparo explicados pelo próprio André:
Ravioli recheado de ricota e carne seca com ragu de tomates com bacon
Massa:
- 200g de farinha
- 2 ovos
- 1 colher azeite de oliva
- Sal
Sove tudo e deixe descansar por 15 minutos. Depois, abra a massa com um rolo até ficar o mais fino possível.
Recheio:
- Ricota fresca
- Parmesão
- Carne seca desfiada
- Salsinha
- Sal
- Pimenta do reino
- Azeite de oliva
Misture tudo e reserve.
Molho:
- 4 tomates inteiros
- 2 dentes Alho
- 1 Cebola
- 1/2 Cenoura
- 1 talo Salsão
- 100g Bacon
- Pitada Sal
- Pitada Pimenta do reino
- 1 colher manteiga
- 1/2 colher Azeite de oliva
- 1 colher extrato de tomate
Refogue os tomates com pouca água para não grudar, deixe cozinhar até ir desmanchando sozinho. Bata no liquidificador e reserve. Refogue com manteiga e azeite a cebola, a cenoura, o salsão e o bacon cortado em pedaços pequenos. Ao refogar, coloque o alho por último. Una à mistura o tomate, o extrato e acrescente água. Deixe refogar por aproximadamente 30 minutos e coloque água aos poucos para ir concentrando sabor e cozinhando.
Montagem:
Abra a massa do ravioli, coloque um pouco do recheio ao centro e feche usando água passada com os dedos em todas as bordas da massa para unir as pontas e selar bem. Com o cortador, faça o corte cuidando para tirar o ar ao fechar. Coloque para cozinhar por aproximadamente 5 minutos.
Em um prato fundo, coloque uma concha do molho, os raviolis por cima e de ciboulette para decorar
Torta de maçã
Ingredientes:
- 3 maçãs fatiadas
- 1/2 limão espremido
- Uva passa hidratada (colocar em água quente meia hora antes de usar)
- Tâmaras
- Nozes
- 3/4 xícara açúcar
- 1 xícara trigo
- 100g manteiga gelada
- 1/2 colher canela
- 1 ovo
- 150g de nata
- 3 colher açúcar de confeiteiro
- 1 colher essência de baunilha
- Melado
Modo de preparo:
Corte as maçãs e jogue o suco do limão para dar acidez e evitar que elas escureçam. Unte a forma e espalhe as maçãs misturadas com as uvas, nozes, tâmaras, canela e a colher de sopa de açúcar e a essência de baunilha. Bata um ovo com uma colher de manteiga derretida e espalhe em pequenas porções por cima e coma uma faca auxiliar entrar nas áreas internas para para unir
Crumble:
Em um bowl, coloque a farinha com açúcar e canela e misture. Acrescente a manteiga gelada que é importante para não derreter ao contato com a mão. Misture de forma que faça uma espécie de farofa granulada. Depois, espalhe por cima de toda a torta.
Creme:
Bata na batedeira nata fresca e acrescente aos poucos as colheres de açúcar de confeiteiro e um pouco de essência de baunilha. Bata até aerar e formar um creme leve. Cuide para não passar e amanteigar.
Finalização:
Após montada, salpique um pouco de açúcar para caramelizar ao assar e levar ao forno aproximadamente 40 minutos a 180 graus. Avalie quando dourar o crumble e ao espetar com uma faca sentir que as maçãs estão moles. Após retirar, jogue um pouco do melado por cima e algumas nozes. Sirva quente com o creme separado.