Prefeitura de Maringá concede 1ª licença para empresa instalar tecnologia 5G na cidade

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 26 out 2022, às 10h27. Atualizado às 10h40.

Nesta segunda-feira (24), foi liberada a primeira licença para uma empresa realizar a instalação da infraestrutura de uma antena 5G em Maringá. O equipamento será instalado pela empresa autorizada no topo de um edifício na Zona 7. Em seguida, a empresa negociará com as companhias telefônicas a instalação da antena que transmitirá o sinal 5G. 

Há outros nove processos em análise para o licenciamento de infraestruturas em diferentes regiões da cidade. “Trabalhamos bastante para agilizar toda a legislação que permite a instalação da tecnologia 5G na cidade. Nesta segunda-feira saiu a primeira licença autorizada pela Prefeitura e agora depende das empresas se instalarem na cidade. Mais um passo importante para transformar Maringá em uma smart city”, reforça o prefeito Ulisses Maia. 

A Estação Transmissora de Radiotelecomunicação (ETR) precisa ser autorizada pela Anatel e é solicitada para a Prefeitura através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), direcionado para a Diretoria de Edificações da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh). O secretário da Seurbh, Estevão Palmieri, informa que há um prazo de até 60 dias para aprovação. A autorização vale por dez anos e é renovável. 

A lei que regulamenta a instalação das antenas do sinal 5G em Maringá foi sancionada pelo prefeito Ulisses Maia no fim de junho deste ano. A Prefeitura de Maringá criou a lei para desburocratizar e agilizar a instalação dos equipamentos. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores. 

Com isso, Maringá deve ser uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ter tecnologia 5G, já que a rede começou a ser implantada primeiro nas capitais. O sinal 5G proporcionará internet mais rápida e possibilitará que empresas e indústrias ofereçam melhores serviços para a população.