Forças Armadas participam da fiscalização de urnas eletrônicas no Paraná

por Guilherme Fortunato
com informações do TRE-PR
Publicado em 20 set 2022, às 18h48. Atualizado às 18h57.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou nesta terça-feira (20) a participação das Forças Armadas na fiscalização das urnas eletrônicas em Curitiba. De acordo com o órgão, dois representantes das Forças Armadas fiscalizaram as cerimônias de geração de mídias e lacração das urnas eletrônicas nas zonas eleitorais da capital paranaense nos últimos dois dias.

Leia mais:

Segundo o TRE-PR, os representantes foram escolhidos pelo Ministério da Defesa. Além do Paraná, as forças armadas participam das fiscalizações no Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pará, Maranhão e Alagoas.

O objetivo da fiscalização foi o de validar a integridade dos sistemas que geram as mídias e dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas em todo estado, segundo o TRE-PR.

A participação das Forças Armadas na fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação está prevista na Resolução 23.763/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como outras entidades, a exemplo de partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e a Polícia Federal, por exemplo.

Além de acompanhar o processo de lacração das urnas e geração das mídias, todas as entidades – incluindo as Forças Armadas – poderão solicitar cópias dos boletins de urnas (que apresentam os resultados parciais de votação por urna eletrônica), como forma de fiscalizar e auditar a segurança do sistema de votação por meio eletrônico.

Teste de integridade

Nesta quarta-feira (21) o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza uma simulação do teste de integridade das urnas eletrônicas das Eleições 2022. O evento acontece das 9h às 11h30 na biblioteca do TRE-PR, em Curitiba.

A Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR vai conferir a captação dos votos em 27 urnas sorteadas e escolhidas. Aproximadamente 125 servidores do Poder Judiciário e Ministério Público participam do evento.

Mostrar próximo post
Carregando