Janela Partidária: Mais da metade dos deputados estaduais mudam de sigla no PR

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 4 abr 2022, às 11h48. Atualizado às 11h49.

A Janela Partidária, que permite aos políticos a mudança de partido sem perder o mandato, chegou ao fim na última sexta-feira (1º). Neste ano, o período foi aberto no dia 3 de março e as trocas foram permitidas somente para os deputados, limitando a oportunidade a políticos que estão em fim de mandato. No Paraná foram oficializadas 28 trocas de siglas entre deputados estaduais e 12 entre os deputados federais.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), dos 54 parlamentares que compõem as cadeiras de deputado estadual, 29 migraram para outras siglas. O número representa mais da metade dos políticos em exercício. Já na esfera federal, dos 30 representantes paranaenses, 12 mudaram de legenda.

Trocas de partidos no Paraná

As mudanças de siglas no Paraná modificaram a distribuição de forças políticas no estado. O PSD, partido do governador Ratinho Junior, filiou três deputados federais e 12 estaduais. Com isso, a legenda agora soma seis representantes na Câmara Federal e 16 na Alep. Os deputados federais do PSD são: Leandre Dal Ponte, Luísa Canziani, Luiz Nishimori, Sandro Alex, Sargento Fahur e Vermelho; já os deputados estaduais são: Márcio Nunes, Mauro Moraes, Cobra Repórter, Francisco Birer, Ademar Traiano, Alexandre Curi, Artagão Jr, Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Jonas Guimarães, Paulo Litro, Evandro Araújo, Tercílio Turini, Pedro Paulo Bazana, Rodrigo Estacho e Adelino Ribeiro.

O segundo partido com mais integrantes é o Progressista. A liga conta com quatro nomes na Câmara Federal e seis representantes na Alep. Os deputados federais do PP são:  Christiane Yared, Osmar Serraglio, Pedro Lupion e Ricardo Barros; já os deputados estaduais são: Maria Victoria, Guto Silva, Tião Medeiros, Luiz Carlos Martins, Galo e Soldado Adriano José.

Na sequência aparece o PT, que conta na Câmara Federal com Ênio Verri, Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu. Na Assembleia a legenda conta com Arilson Chiorato, Luciana Rafanhin, Professor Lemos, Requião Filho e Tadeu Veneri.

O PL está com Filipe Barros, Giacobo e Paulo Martins na Câmara Federal, e na casa legislativa estadual com Delegado Jacovós, Gilberto Ribeiro, Gilson de Souza, Marcel Micheletto e Ricardo Arruda

O União Brasil tem Felipe Francischini e Ney Leprevost como deputados federais, e Dr. Batista, Elio Rusch, Luiz Fernando Guerra, Nelson Justus, Nelson Luersen, Plauto Miró e Reichembach como deputados estaduais. Já o Republicanos, conta com Aroldo Martins e Diego Garcia na Câmara Federal, além de Alexandre Amaro, Mara Lima, Delegado Fernando Martins, Homero Marchese e Márcio Pacheco na Alep.

Hermes Parcianello e Sérgio Souza são os representantes do MDB em Brasília, e Anibelli Neto e Nereu Moura no legislativo estadual. O PROS conta com Aline Sleutjes e Toninho Wandscheer na Câmara, e Boca Aberta Júnior e Soldado Fruet na Alep. Já o PSDB tem Michele Caputo, Mabel Canto e Cristina Silvestre na assembleia, e Valdir Rossoni na Câmara.

O PDT tem Gustavo Fruet em Brasília e Goura na Assembleia Legislativa. Já o Cidadania conta com Rubens Bueno na Câmara, e Douglas Fabrício no legislativo estadual. Aliel Machado é o representante do PV na Câmara, assim como Luciano Ducci no PSB, e Luizão Goulart no Solidariedade. E o único deputado estadual do Democracia Cristã é Coronel Lee, que deixou o União Brasil.

Mostrar próximo post
Carregando