Saiba o que é o mandado de injunção de Bolsonaro que tem sido alvo de fake news

Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso
Publicado em 20 nov 2022, às 15h34.

Um despacho encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (18), tratando de um mandado de injunção, tem sido alvo de fake news nas redes sociais.

Leia mais do Jeulliano Pedroso:

Apoiadores do presidente compartilharam nas mídias que a definição do mandado seria sobre “direitos da liberdade, da cidadania e da soberania”, relacionado a medida ao resultado das eleições 2022. No entanto, o mandado de injunção em questão, na realidade, diz respeito à renda básica da cidadania e não tem relação com as eleições presidenciais. O autor da medida, Rodrigo Henrique Branquinho Barboza Tozzi, solicitava que fosse regulamentado um valor para o benefício de renda básica.

Jair Bolsonaro participou do documento porque é responsabilidade do Executivo definir o valor, o que demandaria um uma resposta do governo presente.

Conforme o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o mandado de injunção é “uma ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que precisam de uma lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos”.

Segundo a Lei nº 13.300 de 2016, tal medida pode ser solicitada quando se torna inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, assim como das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, por falta de norma regulamentadora.

Sobre o colunista

Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.

Mostrar próximo post
Carregando