Agentes de combate à dengue fazem paralisação em Curitiba

Cerca de 120 agentes comunitários de combate à dengue promoveram uma paralisação no início da manhã desta quarta (12), para protestar pelo atraso nos salários. Os trabalhadores, que prestam serviços para a empresa Saneamento Ambiental Urbano – SAU, terceirizada da prefeitura de Curitiba, reclamam que seus rendimentos do mês de junho ainda não foram pagos.

Os manifestantes promoveram uma marcha até a prefeitura municipal e ficaram acampados no local até às 13 horas para cobrar uma solução para o problema.

A prefeitura, por sua vez, emitiu um decreto autorizando o depósito de um crédito emergencial no valor de R$ 345 mil na conta da empresa terceirizada, que prometeu repassar o pagamento para os funcionários ainda nesta quarta.

Na manhã de quinta (13), será realizada uma nova assembléia na frente da empresa, onde será conferido, por meio de extratos bancários, se os valores foram repassados para todos os trabalhadores. Caso os salários não estejam disponíveis, a greve será prolongada, até que os repasses sejam feitos para todos os funcionários.

Segundo Manassés Oliveira, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba – Siemaco – os atrasos no pagamento viraram rotina. Somente nos últimos cinco meses o problema se repetiu quatro vezes. “Os atrasos são constantes. Quase todos os meses os pagamentos atrasam 5, 10, 14 dias. É uma irresponsabilidade muito grande não só por parte da empresa, como da prefeitura, que não fiscaliza a empresa e deixa a população sem um serviço de extrema importância para a cidade, que é o combate à dengue”, afirma.

12 jun 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando