por Thamany
com informações do R7

A apresentadora Ana Maria Braga, de 70 anos, anunciou nesta segunda-feira (27) que foi diagnosticada com um câncer no pulmão. Assim, ela iniciou na semana passada o tratamento para a doença do tipo adenocarcinoma pulmonar.

“Infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma, o nome científico dele, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia.”

O que é o adenocarcinoma, câncer comum na atualidade

De acordo com Carlos Henrique Teixeira, coordenador da oncologia torácica do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esse é um subtipo de tumor bastante comum hoje em dia.

“O fato de ser um adenocarcinoma pulmonar por si só não o torna mais agressivo. O grande problema, como em qualquer outro câncer, é a extensão da doença. Às vezes, a lesão não é tão grande assim, mas se está em alguns pontos que inviabilizam uma cirurgia”, explica.

A cirurgia, chamada de lobectomia, é um tratamento local que consiste na remoção da lesão cancerígena. Quando não é possível realizar esse procedimento, os médicos optam pelo tratamento medicamentoso.

A retirada total do pulmão (pneumectomia) ocorre em pouquíssimos casos, pois prejudica muito a capacidade respiratória do paciente, afirma Teixeira.

Novo tratamento para o tumor apresenta bons resultados

Além da quimioterapia, Ana Maria passará por sessões de imunoterapia, tratamento relativamente novo e que tem apresentado bons resultados. Teixeira destaca que o tratamento contra o câncer de pulmão evoluiu significativamente na última década.

“A gente, em geral, dizia para esses pacientes que tentaríamos um controle, por um tempo difícil de determinar, mas que a cura era um processo mais difícil de se atingir. Agora, com a imunoterapia, alguns pacientes têm conseguido um controle de longo prazo. Como é um tratamento recente, em alguns até desaparece a doença e começamos a pensar sim na possibilidade de cura, ainda remota, mas cada vez mais vislumbrada.”

Tumor pode ser causado por tabagismo

A apresentadora contou em entrevistas nos últimos anos sobre a sua luta contra o tabagismo. Em 2017, ela relatou à revista Veja Rio que pensa em se internar para deixar o vício do cigarro.

Os médicos ressaltam o fato de em 90% dos diagnósticos de câncer de pulmão o paciente fuma. Cânceres de traqueia, brônquios e pulmões são os que mais matam no Brasil — cerca de 28 mil óbitos todos os anos. Em 2018, foram diagnosticados 31,2 mil novos casos desses tipos de tumores.

27 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h54.
Mostrar próximo post
Carregando