Animais do Zoo e do Passeio Público recebem cuidados especiais no frio

Os cuidados são maiores com répteis, periquitos, papagaios, araras e primatas

Com a chegada do inverno, os animais do Zoológico de Curitiba e do Passeio Público estão recebendo cuidados especiais para enfrentar as baixas temperaturas da capital paranaense. Lâmpadas e aquecedores são utilizados para aquecer os ambientes e alguns bichos são até recolhidos das áreas de exposição nos dias mais frios.

A dieta dos animais também é reforçada nesta época. Eles ganham uma porção maior de alimentos e produtos mais energéticos. Os pequenos primatas, por exemplo, recebem papa de banana com aveia e mel. O cardápio das aves é acrescido de porções de coco e castanhas, produtos com alto teor de gordura.

“É uma época em que a atenção e os cuidados são redobrados para proteger a saúde e o bem-estar dos animais, principalmente das espécies originárias de regiões mais quentes. O volume mensal de alimentos aumenta 20%”, explica a bióloga Nancy Banevicius.

Os cuidados são maiores com répteis, periquitos, papagaios, araras e primatas. Acostumadas a deitar nas pedras, as cobras e iguanas ganharam aquecimento especial. Funcionários adaptaram lâmpadas em caixas revestidas com pedras e deixaram nos abrigos.

Neste ano, o urso, as lontras, o tamanduá-bandeira e todos os felinos  receberam  camas de feno para auxiliar no aquecimento. São cinco quilos de feno para cada animal, conta Nancy.

Localizado na área central da cidade, o Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Inaugurado em 1886, passou por várias transformações ao longo do tempo e se tornou o mais tradicional ponto de encontro dos curitibanos. O Passeio abriga 100 animais. Em um final de semana ensolarado, o fluxo de pessoas chega a 1,5 mil visitantes.

O Zoológico registra uma média de 3 mil visitantes a cada fim de semana. Localizado na região sul da cidade, possui 2,3 mil animais, representantes de várias partes do mundo. Aves, répteis e mamíferos estão alojadas em recintos amplos e semelhantes ao ambiente natural. O Zoo tem acesso pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 h às 16 horas. Nas segundas feiras o zôo é fechado para manutenção e descanso dos animais.

 

28 jun 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando