por Redação RIC.com.br
com informações da Agência de Notícias de Direitos Animais

Um papagaio foi resgatado após subir em uma árvore e gritar “socorro” repetidas vezes, nesta segunda-feira (26), em Vitória, no Espírito Santo. O comportamento da ave atraiu a atenção dos vizinhos, que chamaram o resgate para o animal.

O papagaio era vítima do tráfico de animais silvestres e apresentava sinais claros de domesticação. Segundo a Agência de Notícias de Direitos Animais, após o resgate, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Serra.

O resgate aconteceu após uma moradora do bairro conseguir ganhar a confiança do papagaio oferecendo alimentos e água para a ave e se aproximar. Foi quando a moradora acionou o serviço, que enviou uma equipe ao local.

Segundo o biólogo Saulo Ramos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória, “o papagaio estava bem e vai ficar ainda melhor aos cuidados que receberá daqui para a frente”. O profissional ainda destacou a importância do resgate não só para a saúde do animal, mas para desmantelar a ação do tráfico de animais.

Resgate de animais silvestres

No entanto, as autoridades orientam os moradores a não tentar resgatar animais silvestres por conta própria e sempre acionar os serviços da prefeitura para que uma equipe especializada busque o animal. Além disso, espécies da fauna nativa que estiverem vivendo em liberdade, mesmo que em perímetro urbano, não devem ser resgatadas sem critério.

28 jul 2021, às 10h52. Atualizado às 10h53.
Mostrar próximo post
Carregando