Automação residencial: tecnologias que tornam a casa inteligente

por

Você lembra dos Jetsons? A família de desenho animado que entusiasmou os espectadores da TV nos anos 80, já não surpreende tanto assim. A animação que imaginava o futuro com praticamente tudo automatizado dentro de casa, agora é uma realidade. A automação residencial agora é possível e cada vez mais adotada ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Como a automação residencial torna a casa inteligente?

A automação residencial nada mais é do que a integração entre equipamentos motorizados e um sistema que comanda todos eles. Podemos imaginar um controle remoto para entender melhor, pois é ele quem aciona todos os comandos de uma TV, por exemplo. Quando a casa se torna inteligente, ela passa a obedecer comandos através de sensores de diversos modelos.

Uma casa quando está completamente automatizada, permite aos moradores criar grupos de automação que realizam uma série de ações. Por exemplo, se você precisa trancar as portas, fechas as janelas e cortinas e apagar todas as luzes para dormir, basta selecionar todas essas opções no sistema, criar e nomear o grupo. Então, quando for dormir, basta apertar um botão e a casa fará tudo sozinha por você.

Confira algumas tecnologias de automação residencial

Iluminação inteligente

Esqueceu de apagar as luzes quando saiu ou quer chegar em casa e encontrar os ambientes iluminados? Você pode fazer isso com o sistema de iluminação inteligente. A maioria deles já disponibiliza um aplicativo para smartphones que, quando conectados à uma rede de internet, permite que você acenda ou apague as luzes da casa de qualquer lugar.

Sensores de presença

Essa é uma tecnologia que torna a casa inteligente e muito mais segura. Quando instalados em portas e janelas, eles monitoram tudo o que entra e sai da casa por meio de aplicativos que reconhecem a interface dos moradores. Um outro ponto interessante desse sistema, é que você pode controlar os horários de chegada e saída das pessoas que frequentam a casa.

Entretenimento

Assim como os grupos de comandos que citamos anteriormente, existe também um sistema exclusivo para o momento de assistir séries e filmes. Quando ativado, ele integra todos os eletrônicos do espaço para transformá-lo em um “cinema em casa”, ajustando a temperatura do ar-condicionado, ligando o home theater, escurecendo o ambiente e tudo mais.

Monitoramento de câmeras por dispositivos móveis

Muita gente já conhece esse sistema, especialmente quando se tem bebês e animais em casa. As famosas babás eletrônicas são muito parecidas com um sistema de monitoramento por câmeras, pois é possível monitorar pelo celular todos os ambientes da casa onde há uma câmera instalada.

Tranca e destranca fácilSu

Ao invés de carregar as chaves de casa ou se preocupar em casos de perda, você pode trancar e destrancar as portas da casa por meio de um reconhecimento biométrio ou facial. A fechadura inteligente é prática e muito segura. Existe também, a tecnologia NFC, que estabelece uma conexão entre o iPhone e as fechaduras da casa.

Sem dúvidas, a automação residencial é um dos princípios da internet das coisas. Ela integra dispositivos eletrônicos do cotidiano à internet, tornando o lar mais confortável e acessível de uma maneira muito criativa.

26 out 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando