Projeto prevê troca nome da Av. República Argentina para Av. Jaime Lerner, em Curitiba

por Guilherme Barchik
Com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 27 maio 2021, às 14h50. Atualizado às 15h03.

O vereador de Curitiba, Professor Euler, protocolou na Câmara Municipal de Curitiba, nesta quinta-feira (27), um projeto de lei solicitando a troca no nome da Avenida República Argentina para Avenida Jaime Lerner.

Segundo o protocolo, a substituição se dá em razão da importância de Jaime Lerner para a capital paranaenses. O arquiteto e urbanista foi o responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1965, participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade.

Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: nos períodos de 1971/75, de 1979/83 e de 1989/92. Aliou a sua formação como arquiteto ao aspecto político, e logo na primeira gestão implantou na cidade o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, primeira gestão implantou na cidade o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que é referência mundial pela eficiência e qualidade.

Na segunda gestão, intensificou programas na área social, colocando Curitiba como a cidade com um dos maiores índices de qualidade de vida. Seu destaque na vida política era imenso, que foi eleito governador do Estado do Paraná em 1994 e reeleito em 1998.

Seu mandato marcado por enormes transformações no Estado, principalmente trazendo ao Paraná políticas de investimentos na monta de US$20 bilhões, durante o período de 1995/2001. Em julho de 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).

Mostrar próximo post
Carregando