Bairro Novo terá novo binário entre as ruas Nova Aurora e Ourizona

O Bairro Novo vai ganhar um novo binário para melhorar o trânsito. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

As ruas Nova Aurora e Ourizona passarão a ter sentido único de circulação pela extensão de aproximadamente três quilômetros

O Bairro Novo vai ganhar um novo binário para melhorar o trânsito aos motoristas que passam por algumas das ruas mais movimentadas da região. Com a mudança, as ruas Nova Aurora e Ourizona passam a ter sentido único de circulação pela extensão de aproximadamente três quilômetros, no trecho entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, as mudanças deixam o trânsito mais seguro e organizado aos pedestres também. A previsão de implantação é próximo ao dia 29 de janeiro, mas a data pode sofrer alterações de acordo com as condições climáticas.

Rua Nova Aurora e Rua Ourizona

A Rua Nova Aurora terá sentido ao bairro Umbará e a Rua Ourizona seguirá sentido ao Alto Boqueirão. Para a implantação da mudança, a Superintendência de Trânsito (Setran) analisou o comportamento de motoristas e pedestres nas duas ruas que compõem o novo binário e, também, nas vias adjacentes a elas.

Nos próximos dias, a Setran começará a colocar novas placas de sinalização de trânsito nessas ruas. “As placas ficarão cobertas até a mudança efetiva de sentido das ruas, prevista para o fim do mês”, antecipa Battistella.

Outras mudanças

Com essa nova forma de circulação, duas ruas transversais ao futuro binário também terão mudança, por fazerem parte da conexão das extremidades do sentido único: na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.

Veja as mudanças no trânsito do Bairro Novo. (Ilustração: SMCS)

Haverá, ainda, uma mudança de preferencial, no cruzamento das ruas Nova Aurora e Mandirituba. O motorista que estiver dirigindo pela Rua Nova Aurora terá preferência pelo condutor que vir da Rua Mandirituba, no bairro Sítio Cercado. Até então, a preferencial era de quem vinha pela Mandirituba.
Dessa forma, o motorista que estiver na Mandirituba deve parar no cruzamento com a Rua Nova Aurora antes de seguir, como já ocorre no encontro com a Rua Lupionópolis, que é a próxima rua paralela à Nova Aurora. A medida foi tomada após análise das equipes técnicas da Setran para evitar acidentes. Pesquisa demonstrou que o maior fluxo de veículos é pela Nova Aurora, o que justifica a alteração.

15 jan 2019, às 00h00. Atualizado em: 21 mar 2022 às 12h26.
Mostrar próximo post
Carregando