por Gabriel Albuquerque
com supervisão de Giselle Ulbrich

A Câmara de Vereadores de Maripá, município do extremo oeste do Paraná, foi local de um protesto silencioso nesta segunda-feira (10). Na Sessão Legislativa Ordinária N° 13/2021, os assentos do plenário foram preenchidos com bandeiras e cartazes em apoio a comunidade LGBT, como forma de oposição ao discurso homofóbico feito pelo vereador Donaldo Seling (Cidadania), na sessão legislativa passada.

No início da sessão, a vereadora Rosangela Kruger ainda faz uma passagem bíblica sobre diversidade. O também vereador Diego Eduardo Stange, do Cidadania se manifestou no grande expediente:

“(…) Estamos acostumados a ver Maripá se tornando notícias por coisas boas; Por ser a cidade das orquídeas, pela segurança, pela qualidade de vida que temos, por tudo aquilo que nos orgulha quando falamos que somos maripaenses, e ao que o povo dessa cidade vem construindo há 30 anos. Me envergonha muito como cidadão, ver o nome de Maripá na mídia por uma fala preconceituosa, porque é como se todo resto que temos aqui fosse anulado por conta de uma declaração pessoal, e que não representa a minha essência, e não representa a essência do nosso povo, que é muito respeitoso.”

Diego Eduardo Stange, do Cidadania

Em nota de esclarecimento, a Câmara de Vereadores de Maripá frisou que manifesta solidariedade a família do ator Paulo Gustavo pelo seu falecimento, e que cumpre pelo poder legislativo de Maripá, esclarecer que cada vereador tem liberdade para externar seu pensamento nos termos da constituição federal, durante o espaço e tempo a ele reservado para se pronunciar sem interferência institucional.

Apesar do protesto e das manifestações, o vereador Donaldo Seling não se pronunciou sobre o ocorrido na sessão passada, e se manteve calado. Ele se limitou a participar apenas das votações do plenário.

Entenda o caso

Na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Vereadores de Maripá, o vereador Donaldo Seling (Cidadania) fez um discurso homofóbico referente ao falecido ator Paulo Gustavo, chamando-o de “porcaria”, na última segunda-feira (03). O ataque de ódio contra casais gays ocorreu quando o vereador falava sobre Dia das Mães.

11 maio 2021, às 10h38.
Mostrar próximo post
Carregando