As prefeituras de Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná iniciaram nesta quarta-feira (2) o controle, por meio de barreiras sanitárias, da entrada de pessoas nos municípios. Já em Matinhos, Morretes e Antonina a fiscalização começa no início da manhã de quinta-feira (3). O objetivo é evitar o aumento da circulação nas cidades litorâneas entre o feriado de Corpus Christi e o próximo domingo (6).

De acordo com o prefeito Roberto Justos, de Guaratuba, as medidas restritivas mais rígidas em Curitiba e na região metropolitana, juntamente com os dias de folga, podem incentivar turistas a seguirem para as praias. 

“Nós sabemos da bandeira vermelha em Curitiba, dos decretos mais restritivos na região metropolitana, temos um feriado pela frente, o que faria com que houvesse um grande fluxo de pessoas para a nossa cidade. Por que é importante a gente impedir esse fluxo? Porque com muita gente circulando na nossa cidade, a doença se espalha mais rapidamente. […] Quanto menos pessoas circulando na cidade, menor a taxa de disseminação do vírus”, disse Justos nas redes sociais. 

A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) ganhou, junto à Justiça Federal, o direito de manter implantadas barreiras sanitárias com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação da covid-19.

As barreiras sanitárias restritivas no litoral paranaense impedem a entrada de veículos, motocicletas ou similares, que transportem turistas ou visitantes vindos de outras cidades. Já moradores, pessoas que trabalham nos municípios e caminhões que irão abastecer as cidades com provisões têm a passagem autorizada, desde que comprovem as situações com documentos.

Locais das barreiras sanitárias

  • Em Paranaguá, a barreira fica na BR 277, entre os quilômetros 11 e 12;
  • Em Pontal do Paraná, a barreira fica na PR 407, no km 16
  • Em Guaratuba, as barreiras estão na PR 412, próximo à Polícia Rodoviária e no km 39, em frente à Escola Municipal Iraci Miranda Kruger.
  • Em Matinhos, a barreira será montada na BR-277.
  • Em Morretes e Antonina as barreiras serão montadas na entrada da Estada da Graciosa e no acesso para o município de Morretes.

2 jun 2021, às 16h00. Atualizado às 16h11.
Mostrar próximo post
Carregando