A foto de um bebê que nasceu com um DIU preso no cabelo tem dado o que falar desde que a mãe da criança publicou a imagem em seu Facebook no último domingo (25).  

A americana Cadesia Foster, que vive no estado do Alabama, comparou o dispositivo intrauterino na cabeça do filho a um grampo de cabelo. “Olhe para isto. Maldito DIU na cabeça do bebê como um grampo. ‘Use para controle de natalidade eles disseram’”, escreveu a mãe. 

DIU na cabeça do bebê não causou nenhuma lesão 

Segundo o médico Rogério Bonassi Machado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), caso a mulher engravide mesmo usando o DIU, o dispositivo intrauterino não causa nenhum tipo de lesão ou interferência na gestação porque não fica em contato com o feto. “No final, como o DIU e o bebê ficam no mesmo local – dentro do útero – os dois são retirados. Por coincidência o DIU estava junto à cabeça, mas em hipótese alguma penetraria no corpo do recém-nascido”, explicou. 

DIU pode falhar, mas não é comum

Conforme o especialista, são raros os casos nos quais o DIU falha. “Nos raros casos que acontece a falha contraceptiva do DIU, geralmente se identificam fatores como o deslocamento do DIU ou a falta de controle adequado depois da sua colocação”, disse Machado. 

Além disso, o médico ressalta que o DIU é um método contraceptivo “de alta eficácia” e que os casos de falha representam 0,1 em cada 100 mulheres ao ano. “O DIU é tão eficaz quanto a laqueadura”, conclui.

Publicação teve mais de 39 mil compartilhamentos

Até esta terça-feira (27), a publicação onde o bebê aparece com o DIU preso no cabelo obteve mais de 39 mil compartilhamentos e 21 mil comentários.

27 ago 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando