Beto Richa e Fernanda Richa passam por exame de corpo de delito no Gaeco

Beto Richa e Fernanda Richa foram presos durante uma operação do Gaeco (Reprodução/Instagram)

Beto Richa e Fernanda Richa foram presos em casa na manhã desta terça-feira (11), durante operação do Gaeco

O ex-governador do Paraná Beto Richa e a esposa dele, Fernanda Richa, não vão prestar depoimento na sede do Gaeco, no bairro Ahú, em Curitiba. Os dois chegaram até a sede escoltados por viaturas no início da manhã desta terça-feira (11).

De acordo com o repórter Ricardo Vilches, da RICTV Curitiba, diversos advogados aguardavam o casal no Gaeco e impediram o registro de imagens que pudessem constranger as autoridades. O coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, afirma que os crimes alvos da operação são de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução à justiça.

Defesa de Beto Richa

A advogada da família Richa, Antonia Lela, não teve acesso aos autos e não teve informações sobre os procedimentos do Gaeco, apenas do MPF, de busca e apreensão, durante a 53ª fase da Operação Lava Jato.

De acordo com as investigações, Fernanda Richa seria arrecadadora na cobrança das propinas e recebimento do dinheiro ilícito.

Informações de bastidores revelam que a operação teria sido agilizada para que Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, não fosse preso durante o período eleitoral que proíbe a prisão 15 dias antes do pleito, que começa no dia 22 de setembro.

O Gaeco mobilizou agentes de todo o Paraná para não precisar de apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com medo de vazamento de informações.

Exame de Corpo de delito de Richa

Beto Richa e Fernanda Richa foram escoltados por viatura do Gaeco. Peritos do IML foram deslocados para a sede do Gaeco para fazer exame de corpo de delito – prática comum antes de presos serem encaminhados para o presídio. A família deve ser encaminhada para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde ficam concentrados os presos da operação Lava Jato.

Confira a lista dos presos na operação

Ao todo, 12 pessoas foram presas e três mandados de prisão faltam ser cumpridos: Edson Casagrande, assessor, André Bandeira, assessor; Joel Malucelli, empresário que está na Itália e que pode se apresentar à Justiça mesmo com retorno previsto apenas para 24 de setembro.

Mandado em aberto

André Felipe Bandeira
Joel Malucelli – empresário J.Malucelli
Edson Casagrande – ex-secretário de Assuntos Estratégicos

Presos

Aldair W. Petry 
Celso Frare – empresário da Ouro Verde
Deonilson Roldo – ex-chefe de gabinete 
Dirceu Pupo 
Ezequias Moreira – ex-secretário de cerimonial de Beto Richa
Emerson Cavanhago – empresário
Fernanda Richa – esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família 
Luiz Abib Antoun – primo do de Richa
Pepe Richa – irmão de Richa e ex-secretário de Infraestrutura
Robinson Cavanhago – empresário
Túlio Bandeira (preso) – advogado

11 set 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando