Bolsa de Valores: Como Investir Corretamente?

VT.png

Como investir na bolsa de valores?

Como investir na bolsa de valores? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando decidem investir na bolsa de valores.

Por esse motivo vou te passar algumas informações de como investir na bolsa de valores e os primeiros passos que você deve realizar.

1- Escolha Uma Corretora

A escolha de uma corretora é um ponto muito importante para começar a investir na bolsa de valores. Você também pode escolher operar através de um Banco, mas particularmente eu não aconselho pois as taxas dos bancos normalmente são mais altas do que das corretoras.

Se você tiver alguma dúvida sobre como escolher a sua corretora você poderá ler esse artigo: DayTrade: Como Escolher a Melhor Corretora.

2- Analise seu Perfil de Investidor

Essa análise é muito importante pois antes de investir você precisa entender qual o seu perfil de investidor. Isso vai determinar e ajudar você a escolher qual o tipo de investimento de deseja realizar.

Algumas pessoas estão mais abertas a assumir riscos nas operações e outras pessoas não, preferem deixar seu dinheiro rendendo um pouco mais que a poupança mas com segurança.

É fato que quanto maior sua exposição no mercado financeiro, maior será o seu retorno e quanto menor a sua exposição no mercado financeiro menor será o seu retorno.

3- Escolha Sua Forma de Investir

Quando falamos em investimentos na bolsa de valores, podemos dizer que existem investimentos para todos os perfis de investidores. 

Existem opções para day trade, swing trade, position trade e muitas outras. O seu perfil irá direcionar você para a melhor forma possível.

No meu caso, apenas como exemplo, prefiro operar Day Trade pois são operações que começam e terminam no mesmo dia, em alguns casos em segundos (operações scalper). Isso não quer dizer que não realizo outros tipos de investimentos mas o principal é o Day Trade.

4- Estudo Bastante Sobre Sua Opção

Não basta apenas escolher a forma de operar, antes de iniciar qualquer investimento estudo bastante sobre o mercado, quais os fatores que impactam de forma positiva ou negativa a sua opção.

Uma dica que posso dar nesse assunto é sobre a quantidade de ações que você irá investir. Não é aconselhável inserir todo seu capital em apenas uma ação mas se você está começando a investir na bolsa de valores agora acho que você deve investir uma pequena porcentagem do seu capital em apenas uma ação.

Aconselho isso pois acredito que você precisa entender e se especializar em um ativo antes de ir para outro. Lembre-se que o mercado não é um casino ou uma mesa de opostas, você deve estar em sinergia com ele para conseguir obter resultados.

5- Foco e Disciplina

Após todos os itens acima você vai precisar de uma estratégia de operação. Existem várias no mercado mas peço muito sua atenção nesse assunto.

Muitas pessoas querem apenas vender cursos então antes de comprar cursos que vendem milagres estude bastante e pesquisa bem quem irá te ensinar uma estratégia. Existem muitos no mercado que ganham mais dinheiro vendendo cursos do que operando na bolsa de valores.

bolsa de valores é um local onde se pode fazer muito dinheiro, ou perder também. Não arrisque todo seu capital em uma única operação. Faça trades pequenos e consistentes que você irá chegar no resultado que espera.

Construa uma etapa de cada vez na sua vida de trader, não pule escadas e não tente reduzir o percurso porque em alguma curva o mercado te pega e leva seu dinheiro. Pessoas inteligentes investem seu patrimônio com inteligência.

13 jan 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando