por Redação RIC.com.br
com informações do Climatempo

As temperaturas esquentaram ao longo da última semana na Região Sul do Brasil, mas o frio dá sinais de que ainda quer aparecer antes da primavera, que começa no dia 22 de setembro.

De acordo com o Climatempo, modelos numéricos de previsão do tempo indicam que duas massas de ar frio podem entrar no Brasil, com intensidade moderada.

A primeira chega ao Rio Grande do Sul no dia 1º de setembro. Algumas simulações computacionais indicam que a onda de frio vem forte, com uma massa de ar polar intensa que alcançaria até 1042 hPa na região da Bacia do Prata, entre o Argentina e o Uruguai. Outras simulações, no entanto, apontam que esta massa polar seria apenas moderada.

Na maioria das rodadas há a indicação de um ciclone extratropical intenso na costa do Rio Grande do Sul.

A segunda frente fria é mais forte, e indica a possibilidade de frio intenso no feriado da Independência, 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Pela configuração observada nesta terça-feira (25), há indicação de um padrão típico de neve.

Neve

A temperatura despencou em várias regiões do país no fim da semana passada. Na Região Sul do Brasil, várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de zero; além de neve, geada e chuva de granizo.

Na última sexta-feira (21), nevou de manhã em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba; e de noite, em alguns bairros da capital paranaense.

O fenômeno, que provocou a menor temperatura do ano, foi resultado de uma frente fria que veio da Antártica e começou mesmo na quarta-feira (19).

Apesar de toda neve e frio que passou pelo sul do país na última semana, as temperaturas não chegaram perto dos -46˚C que este paranaense enfrentou!

26 ago 2020, às 11h07. Atualizado em: 28 ago 2020 às 17h11.
Mostrar próximo post
Carregando