Candidato a presidente em Uganda afirma que guarda-costas foi morto pela polícia

KAMPALA (Reuters) – O candidato presidencial e popstar de Uganda Bobi Wine disse que um de seus guarda-costas foi morto neste domingo atropelado pela polícia militar enquanto o comboio de Wine levava um jornalista ferido pela polícia para o hospital.

A Polícia Militar alega que o guarda-costas caiu de um carro em alta velocidade.

Wine, cujo nome verdadeiro é Robert Kyagulanyi, aparece como o principal adversário do presidente Yoweri Museveni, de 76 anos, na eleição presidencial marcada para 14 de janeiro.

“Lamento anunciar o assassinato do membro da minha equipe de segurança Francis Senteza Kalibala, também conhecido como Frank. Ele foi deliberadamente atropelado por um caminhão da polícia militar, nº H4DF 2382, que nos bloqueou em Busega a caminho de Rubaga, para onde nos dirigíamos para obter atendimento médico emergencial para Kasirye Ashraf.”

A porta-voz do exército de Uganda escreveu no Twitter na noite deste domingo que o guarda-costas não havia sido atropelado por um veículo da polícia militar.

O porta-voz da polícia Fred Enanga não respondeu a um pedido de comentário sobre o guarda-costas.

Ele havia dito anteriormente à Reuters que os apoiadores do Wine se reuniram no domingo em Masaka, 125 km a sudoeste da capital Kampala.

Enanga disse que os apoiadores eram “um grupo violento”, mas não deu mais detalhes sobre o que estavam fazendo.

“O gás lacrimogêneo foi usado para reprimir a violência. Os jornalistas foram lamentavelmente apanhados durante o processo de dispersão do grupo violento”, disse ele.

27 dez 2020, às 15h49.
Mostrar próximo post
Carregando