Candidatos de três cidades paranaenses participaram de debate na RICTV

Em Curitiba participaram sete candidatos (Foto: Simone Hammes/RICTV Record)

Nas redes sociais, o debate da RICTV Record foi o assunto mais comentado do Twitter em Curitiba, tendo a hashtag #DebateRICTV em primeiro lugar nos Trending Topics durante toda a exibição do programa

A RICTV Record realizou na noite deste domingo (25) o debate eleitoral com os candidatos a prefeito de três cidades do Paraná: Curitiba, Maringá e Toledo. O debate foi transmitido simultaneamente para as três cidades pela RICTV e também pela Rádio Jovem Pan, além da transmissão ao vivo pelo Portal RIC Mais.

Nas redes sociais, o debate da RICTV Record foi o assunto mais comentado do Twitter em Curitiba, tendo a hashtag #DebateRICTV em primeiro lugar nos Trending Topics durante toda a exibição do programa.

Nos 1º e 3º blocos do debate, os candidatos responderam a perguntas elaboradas por seus adversários sobre temas escolhidos por eles. Já no 2º bloco, os participantes tiveram que elaborar perguntas sobre temas sorteados pelo mediador. Na segunda parte do bloco 3, os candidatos responderam ainda a perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo da RICTV Record. Essa rodada de questionamentos foi bastante elogiada pelos telespectadore que acompanharam o debate pelas redes sociais, que consideraram a abordagem mais cirúrgica e direcionada.

O quarto e último bloco foi reservado para as considerações finais de cada candidato. A dinâmica, composta por perguntas, replica e tréplica, garantiu que todos os candidatos pudessem expor suas opiniões e propostas sobre assuntos importantes como educação, transporte, finanças, saúde e habitação.

Para o jornalista Denian Couto, que mediou o debate em Curitiba, o debate foi democrático por deu a todos os candidatos o mesmo tempo e as mesmas oportunidades para mostrar suas propostas e expor seus pontos de vista. “O nosso debate, a nossa discussão feita aqui na RICTV Record foi bastante esclarecedora no sentido que o eleitor pode sim, sem a maquiagem da propaganda eleitoral, perceber quais são as virtudes e os eventuais defeitos desses que querem disputar a prefeitura”, avaliou.

Curitiba

Em Curitiba o debate foi mediado pelo jornalista e comentarista da RICTV Record Denian Couto e teve a participação dos seguintes candidatos: Ademar Pereira (PROS), Gustavo Fruet (PDT), Maria Victória (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT). Confira abaixo as considerações de cada candidato:

  • “O debate permitiu aos eleitores separar os homens dos meninos. O debate expõe melhor os candidatos do que a propaganda eleitoral, onde cada um fala só o que quer”, Ademar Pereira (PROS).
  • “O debate é uma oportunidade de mostrar muito o que está sendo feito na cidade, muito do que muitos candidatos apresentam, Curitiba já executa. Sei que o é difícil já foi feito, e meu desafio é mostrar essa confiança para a população”, Gustavo Fruet (PDT).
  • “Eu vim com uma campanha limpa, fiz um debate de minha parte limpo. A intenção desses debates é demonstrar ao cidadão as nossas propostas, e como é que a gente quer conduzir a cidade, os seus problemas, trazer soluções. Foi isso que eu tentei fazer e é assim que eu vou continuar me comportando, Maria Victória (PP).
  • “Infelizmente tivemos algumas agressões entre alguns candidatos, mas nada que ultrapassasse os limites. O debate foi positivo pois serve para mostrar aos curitibanos quem tem ficha limpa e quem tem projetos realmente importantes para a cidade”, Ney Leprevost (PSD).
  • “O debate para mim foi muito satisfatório, pois eu pude mostrar que a prefeitura atual não está trabalhando bem e pude me defender de ataques injustos contra mim. Esse tipo de iniciativa é importante porque mostra a vontade de quem quer fazer o novo outra vez”, Rafael Greca (PMN).
  • “Infelizmente o tempo é muito curto para a gente elaborar todas as nossas propostas. Mas eu tenho certeza que quem nos acompanha, acompanha nosso trabalho, nossas ideias nesta campanha, vê que Curitiba tem uma opção diferente do discurso fácil. Uma opção mais ousada e mais preocupada”, Requião Filho (PMDB).
  • “Eu fico bastante satisfeito com a proximidade que nós tivemos aqui. Fizemos um debate com todas a perguntas que foram feitas, respondemos da forma que foram feitas. Eu acho que debates como esses ajudam e contribuem para o eleitor fazer sua escolha”, Tadeu Veneri (PT).

Maringá

Os candidatos que participaram do debate em Maringá foram: Silvio Barros (PP),  Ulisses Maia (PDT), Umberto Henrique (PT) e Wilson Quinteiro (PSB). Quem vai mediar o embate será a jornalista e apresentadora do RIC Notícias, Alessandra Consoli. Veja abaixo a declaração de cada candidato sobre o debate:

  • “Entendo que o eleitor teve a oportunidade de avaliar e de pesar aquilo que a cidade tem, e o pode vir a ter”, Silvio Barros (PP).
  • “Conseguimos falar sobre as nossas propostas, o que pensamos sobre Maringá, chamamos para reflexão de alguns temas fundamentais, e que as vezes ficam encobertos na fantasia dos horários eleitorais. Nós temos pouco tempo na televisão e o debate é o momento propício pra isso, estou muito feliz com essa oportunidade”, Ulisses Maia (PDT).
  • “Consegui mostrar para à população que ela tem que ver a verdade e não pode ficar confiando em falsas promessas. Ficou demonstrado aqui hoje quem representa a mudança verdadeira, pra que a gente tenha uma cidade melhor”, Humberto Henrique (PT).
  • “O debate é uma oportunidade de mostrar o preparo que adquiri ao longo do tempo e o conhecimento necessário para buscar os recursos que Maringá precisa”, Wilson Quinteiro (PSB).

Toledo

Em Toledo, na região oeste do Paraná, o debate foi mediado pelo jornalista e apresentador do Paraná no Ar, Guilherme Rivaroli, e teve a participação dos seguintes candidatos: Adriano Remontini (PT), Beto Lunitti (PMDB), Lúcio de Marchi (PP) e Odacir Fiorentini (PPS).

  • “Eu tive essa oportunidade de me apresentar para a sociedade e mostrar que a gente tem vontade de governar esse municipio sim”, Adriano Remontti (PT).
  • “Deu para notar quem realmente tá preparado para ser prefeito e colocarmos nossas ideias, estabelecemos o contraditório e fizemos o eleitor refletir”, Beto Lunitti (PMDB).
  • “Pudemos mostrar propostas e que nós temos muita experiência de vida pública, em razão da nossa estada na prefeitura por um longo período e com certeza vamos viabilizar grandes ações”, Lúcio de Marchi (PP).
  • “O debate foi positivo. A nossa proposta tem fundamento, desde o inicio sempre fomos equilibrados em todos os nossos programas eleitorais e no nosso plano de governo”, Odacir Fiorentini (PPS).

26 set 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando