No caminho da volta do trabalho, um morador de Planaltina do Paraná se deparou com duas aves raras no trajeto. Sem perder tempo, Júlio César Stoco fez um registro inédito na região, o de fotografar um casal de urubus-reis na última segunda-feira (19). As aves estavam na cerca de um sítio que fica entre Planaltina do Paraná e o Rio Ivaí.

Em conversa com os moradores da região, o funcionário público disse que alguns moradores já viram o casal de aves na região e que eles estão na redondeza faz algum tempo.

A ave, de cores branca e preta, com detalhes vermelhos na cabeça, mede em torno de 85 cm e pode pesar de 3 a 5 quilos. Ela é típica de zonas tropicais a semitropicais, desde o México à República da Argentina e habita todo o território brasileiro, porém, devido à baixa reprodutividade e à degradação do seu habitat, é uma espécie cada vez mais rara de se observar.

A exuberância das cores e o forte bico, que possibilita abrir qualquer carcaça antes de outras aves, são alguns dos fatores que atribuem o nome de “rei” a este urubu.

Foto: Eric Kilby / Flicker King Vulture

21 out 2020, às 18h33. Atualizado em: 8 maio 2022 às 18h11.
Mostrar próximo post
Carregando