Caso de febre amarela é confirmado em Campina Grande do Sul

Febre amarela no estado do Paraná tem seu quarto caso confirmado. (FOTO: VALDECIR GALOR/SMCS)

É a quarta ocorrência de febre amarela no Paraná; os outros três casos são em Antonina e Adrianópolis

Mais um caso de febre amarela no estado do Paraná foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta quinta-feira (14). A quarta ocorrência da doença é uma  pessoa infectada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, mas o local de infecção ainda está sob investigação.

Febre amarela no Paraná

O primeiro caso de febre amarela no estado foi registrado em Antonina, no final de janeiro, mas o local de provável de infecção pode ter sido Guaraqueçaba. Os outros dois são de Adrianópolis, também na RMC, classificados como autóctones – quando a infecção do vírus se dá na própria cidade.

Já o número de notificações passou de 38 para 115 em todo o Estado, porém, 43 já foram descartadas como febre amarela. As demais 68 estão sendo investigadas.

Morte macacos

A morte de macacos, que serve como um indicador da circulação do vírus, já ocorreu em 34 municípios paranaenses, no entanto, até agora só foi confirmada a existência do vírus em Antonina, onde morreram os primeiros macacos.

Vacinação contra febre amarela no Paraná

Com essas ocorrências registradas desde o início do ano, todos os municípios do Paraná estão com indicação de vacinação, a única forma de prevenção da doença. A recomendação é que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos tomem a vacina, que só começa a fazer efeito dez dias depois da aplicação.

Tire todas as dúvidas sobre a vacinação contra a febre amarela

Febre Amarela: OMS alerta para possível terceira onda de surto no Brasil

Paraná registra mais dois casos de febre amarela na RMC

Outros cuidados

Como o período de maior incidência de febre amarela é no verão, a Secretaria de Estado da Saúde também orienta o uso de repelente, calças e camisetas de mangas longas, especialmente as pessoas que não podem ser vacinadas.

Sintomas de febre amarela

Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Como esses sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como leptospirose, gripe ou dengue, é importante procurar atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.

14 fev 2019, às 00h00. Atualizado em: 9 maio 2022 às 14h23.
Mostrar próximo post
Carregando