Casos de febre amarela aumentam em todo o país

Vacina é a melhor arma contra a Febre Amarela ( Foto: André Borgres/Agência Brasília)

Febre amarela é transmitida por mosquito, inclusive com a possibilidade de contágio nas áreas urbanas pelo Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a zika e o chikungunya

Subiu para 424 o número de casos confirmados da febre amarela no país, com 137 mortes em 80 municípios. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Com índice de mortalidade variando entre 5% e 51% dos casos, segundo a pasta, a febre amarela deve ser combatida principalmente através da imunização da população e da erradicação do mosquito transmissor. Para aumentar a conscientização sobre a doença, o infectologista Alberto Chebabo, integrante do corpo clínico do laboratório Lâmina, esclarece as dúvidas mais comuns sobre a doença.

O que é a febre amarela e de que forma é transmitida?

Dr. Alberto Chebabo: a febre amarela é uma doença causada por um flavivírus, que é transmitido aos humanos pela picada do mosquito Aedes aegypti, nas áreas urbanas, e pelo Haemagogus e Sabethes, nas áreas florestais, ambas em países de clima tropical, como na América do Sul e Central e em alguns lugares da África. A transmissão do vírus acontece quando uma pessoa que nunca foi infectada ou não tomou a vacina indicada para prevenção é picada por um mosquito hospedeiro do vírus. Apesar de a doença ser transmitida por dois mosquitos diferentes, os sintomas, a prevenção e as formas de tratamento são iguais. Mesmo considerada pelos especialistas como uma doença perigosa, que pode evoluir para uma forma mais grave em alguns casos, a maioria das pessoas infectadas apresenta pouco ou nenhum sintoma, e o quadro evolui para a cura em pouco tempo.

Quais são os sintomas de uma pessoa com febre amarela?

Dr. Alberto Chebabo: essa doença pode ser confundida com várias patologias comuns em razão dos sintomas parecidos, como febre alta, dor de cabeça, cansaço, náuseas e vômitos e dores musculares, que podem durar até quatro dias. A maioria das pessoas apresenta apenas esse quadro e, quando ele termina, o paciente adquire imunidade contra o vírus da febre amarela caso venha a ser picado novamente. Mas, em alguns casos raros, a pessoa infectada pode sofrer insuficiência hepática e renal, cansaço intenso, quadros hemorrágicos e a chamada icterícia, quando a pele e os olhos ficam amarelos – daí o nome da doença.

A febre amarela é uma doença contagiosa?

Dr. Alberto Chebabo: até o presente momento não foi relatado ou confirmado nenhum caso de transmissão direta do vírus da febre amarela entre pessoas. A única maneira de contaminação é pela picada do mosquito portador do vírus.

Saiba mais: Vacina contra febre amarela é indicada para quem for ao RJ e SP, diz OMS

Como é feita a prevenção da febre amarela?

Dr Alberto Chebabo: para se prevenir contra a doença, a medida mais importante é tomar a vacina contra a febre amarela. Como ela é transmitida por mosquito, inclusive com a possibilidade de contágio, nas áreas urbanas, pelo Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a zika e o chikungunya, vale adotar as mesmas formas de prevenção dessas doenças. Nesse caso, a estratégia mais eficaz é evitar a disseminação do mosquito, retirando toda água parada de vasos de plantas, caixas-d’água, pneus e outros recipientes destampados, que são os locais perfeitos para a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, para se proteger também do mosquito nas áreas silvestres, é necessário o uso de repelente e roupa que cubra a pele o máximo possível.

Qual é o tratamento adequado para uma pessoa infectada?

Dr. Alberto Chebabo: não existe uma forma de tratamento específica para os sintomas comuns da febre amarela, já que a grande maioria das pessoas infectadas apresenta remissão total da doença de três a quatro dias depois dos primeiros sintomas. Caso haja suspeita de que a doença evoluiu para seu estado mais grave, é imprescindível que o paciente procure um serviço de saúde para que o diagnóstico seja feito de forma eficaz e o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

Quem deve ser vacinado?

Dr. Alberto Chebabo: nas áreas de recomendação de vacina, segundo o Ministério da Saúde, a vacinação por via subcutânea é indicada para todos os bebês a partir dos 9 meses, que pode ser antecipada para os 6 meses caso haja um surto da doença. A segunda dose é aplicada aos 4 anos. Se a criança tiver mais de 5 anos e só tiver tomado uma dose, é indicado o reforço da vacina. Crianças maiores de 5 anos ou adultos que nunca foram vacinados devem tomar uma dose agora e a de reforço daqui a 10 anos.

É verdade que uma pessoa vacinada será imune ao vírus a longo prazo?

Dr. Alberto Chebabo: quem já tomou as duas doses dentro dos períodos indicados para cada idade está imune ao vírus. Se a pessoa só tiver tomado uma dose da vacina há mais de 10 anos, pode não estar imune e deve receber a segunda dose.

A vacina pode trazer alguma reação ou efeito colateral?

Dr. Alberto Chebabo: a vacinação é contraindicada para crianças que ainda não completaram 6 meses e para mães que estejam amamentando crianças menores de 6 meses e que tenham sido vacinadas; nesse caso, é importante suspender o aleitamento materno durante um mês após a aplicação da vacina. Gestantes também não devem tomar a vacina da febre amarela, mas, em caso de epidemia ou necessidade de viajar para áreas endêmicas, é importante consultar um especialista ou médico de confiança antes de tomar a dose. Idosos com mais de 60 anos e que nunca foram vacinados também devem consultar o médico.

10 abr 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando