Chuvas e grande movimento de veranistas alteram a qualidade do mar no Litoral

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou no último sábado (05) o terceiro boletim de balneabilidade da temporada. Segundo o órgão, as fortes chuvas que caíram no Litoral durante a semana e o grande movimento de veranistas contribuíram para alterar a qualidade da água da região.

Dos 49 pontos monitorados nos balneários e Ilha do Mel, 42 são considerados impróprios para banho. Esses locais são sinalizados com a bandeira vermelha e a área não recomendada para banho fica a 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já no interior o mesmo resultado se mantém desde o início da temporada.

O aumento de concentração de Enterococcus, acima dos índices recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), pode ter diversas causas, entre elas a contaminação pela presença de esgoto clandestino.

As análises avaliam as condições das águas mais freqüentadas por veranistas no Litoral e no interior do Estado. O instituto monitora 49 pontos na costa litorânea e mais 16 no interior, entre eles o reservatório da usina de Itaipu Binacional.

O veranista pode acompanhar a qualidade das águas no site www.iap.pr.gov.br , na sinalização, nas barracas de informação instaladas nas praias e no comércio local. O monitoramento da qualidade da água é feito pela análise de amostras recolhidas em cada um dos pontos.

Excepcionalmente na semana passada, devido ao feriado de ano novo, as coletas foram realizadas na quarta-feira (02). Por conta do fluxo de veículos que subiram a Serra do Mar nesse dia os resultados das amostras ficaram prontos somente neste sábado (5). Nesta semana a divulgação do monitoramento da qualidade da água volta a ser feita nas sextas-feiras. O relatório é válido até o dia 11 de janeiro.

Confira o resultado de ponto a ponto no boletim de balneabilidade divulgado pelo IAP clicando aqui.

6 jan 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando