por Redação RIC.com.br
com informações da BBC Brasil, Agência de Notícias do Paraná e portal Brasil Escola

A região Sul do Brasil sentiu a passagem de um ciclone na terça-feira (30), o qual resultou em muitos estragos em diversas cidades. O ciclone extratropical, também chamado de “ciclone bomba” resultou em rajadas de vento que chegaram a atingir 120 km/h. 

Muitas pessoas ficaram assustadas com o fenômeno, ocorrido poucas vezes na região e o nomearam como “furacão”. Existem diferenças em relação a esse tipo de fenômeno da natureza, como os ciclones, tufões e furacões.

Mas, você sabe quais são? Entenda o que é cada fenômeno e como ele se forma:

O que é um ciclone?

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o ciclone trata-se de um fenômeno que representa um sistema rotativo. Composto por nuvens e tempestades, podendo ser formado tanto em águas tropicais ou subtropicais.

Geralmente ocorrem em áreas que possuem uma grande formação de nuvens, umidade e tempestade. O que causa uma instabilidade, provocando uma movimentação intensa do ar, a qual resulta na formação do ciclone.

Diferenças entre ciclone e furacão

Mas e o furacão? O que ele é? Bem, o furacão é a mesma coisa que o ciclone, ou seja, uma tempestade tropical. O que diferencia um do outro são os locais em que cada um ocorre. 

Quando a tempestade tropical acontece em direção ao Oceano Atlântico e nordeste do Pacífico, o fenômeno é chamado de furacão. Mas, quando a tempestade ocorre no Pacífico Sul e no Oceano Índico é chamado de ciclone.

Além dos locais em que ocorrem, outro ponto que diferencia um fenômeno do outro é a velocidade. Quando uma tempestade tropical ultrapassa 119 km/h pode ser considerada um furacão. Mas quando a velocidade é abaixo deste número, podemos chamar de ciclone.

Fenômeno provoca mudanças na temperatura

Após a passagem do fenômeno, é comum que os ventos continuem agitados. Conforme os dias forem se passando, ocorre uma diminuição gradual da velocidade.

Depois do vendaval, a previsão é de mudanças na temperatura. É o caso do Paraná, que após a passagem do fenômeno recebe uma massa de ar polar. Resultando na queda da temperatura em todas as regiões do Estado.

1 jul 2020, às 17h13. Atualizado às 17h21.
Mostrar próximo post
Carregando