por Redação RIC.com.br
com supervisão de Caroline Berticelli

O Plautdietsch, idioma falado na Colônia Witmarsum, agora é o idioma cooficial de Palmeira, município localizado nos Campos Gerais do Paraná. A iniciativa, que é inédita no estado, faz parte das comemorações de 70 anos de Witmarsum.

De acordo com a página de turismo da Colônia Witmarsum, a cooficialização serve para valorizar os idiomas locais, já que, segundo eles, o Brasil é um país de muitos povos e muitos idiomas, ou seja, tornar oficial uma outra língua é uma forma de os municípios preservarem a cultura de seus ancestrais.

“Cooficializar um idioma é uma forma de os municípios preservarem a cultura de seus povos através da manutenção da língua, seja ela uma das centenas de línguas indígenas do Brasil, ou uma das dezenas de línguas de imigração que se mantém vivas em solo brasileiro”, diz parte do comunicado.

Colônia Witmarsum

A 60 km de distância da capital paranaense, a Colônia Witmarsum é um local que remente a tradição dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil ainda na década de 1930. A comunidade que conta com mais de 2 mil habitantes nos dias de hoje, oferece ao público que a vista uma experiência de muita cultura com seus vilarejos tradicionais.

Plautdietsch

De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Cambridge, o idioma Menonita Plautdietsch é uma língua germânica ocidental pertencente ao subgrupo baixo prussiano e do baixo alemão oriental. Segundo estudos analisados, o idioma está relacionado a junção de uma variedade linguística faladas no norte da Polônia até a segunda Guerra Mundial.

Adotado como a linguagem pelos menonitas que escaparam da perseguição religiosa no noroeste e centro da Europa em meados do século XVI, mais tarde foi o idioma que acompanhou os cristãos analfabetas pacifistas ao longo de gerações sucessivas de emigração e exílio pela Polônia, Ucrânia e outras partes do mundo.

Como resultado dessa extensa história de migração, hoje, o Plautdietsch menonita é falado em quatro continentes e em mais de uma dúzia de países por cerca de 300.000 pessoas.

2 set 2021, às 19h55.
Mostrar próximo post
Carregando