por Redação RIC.com.br
com informações do Daily Mail e do TIME

Segundo a especialista em doenças infecciosas, Dra Elaine Larson, da Universidade de Columbia, tomar banho todos os dias pode facilitar a entrada de agentes infecciosos no corpo. Em entrevista ao Daily Mail, ela afirmou que a lavagem excessiva do corpo pode reduzir a hidratação da pele, o que a deixa seca e permite a entrada de germes.

O Dr. C. Brandon Mitchell, professor de dermatologia na Universidade George Washington, também dissertou sobre o tema. Ele explicou que o banho remove óleos naturais que contém bactérias “boas”, importantes para o sistema imunológico. Segundo ele, um ou dois banhos por semana seriam o suficiente:

“Banhos diários não são necessários”, acrescenta.

Dr. Mitchel falou à TIME que o corpo funciona como uma máquina natural de boa oleosidade. Mesmo assim, a maioria das pessoas exageram na quantidade de banhos. Ele sugere que as pessoas só tomem banhos se sentirem a pele saudável e hidratada, e que não encham o corpo de sabonete. A recomendação é aplicar sabonete apenas em áreas com cheiros, como os pés e as axilas.

Brasileiros são “limpos demais”

Uma pesquisa da Universidade de Utah estudou o impacto dos banhos nos micróbios saudáveis existentes no corpo humano. Os pesquisadores analisaram moradores da Amazônia e concluíram que suas peles têm “a maior diversidade de bactérias e funções genéticas já identificadas em humanos.”, justamente devido ao banho com baixa frequência e o pouco uso de sabonetes.

Os cientistas concluíram, então, que a população urbana do Ocidente é “limpa demais”, o que prejudica as populações de micróbios da pele.

30 jun 2021, às 10h31.
Mostrar próximo post
Carregando