A compra de ar condicionado para as celas da delegacia de Terra Rica, no noroeste do Paraná, gerou polêmica nas redes sociais. A nota, justificando a aquisição, foi publicada na última terça-feira (9).

Compra de ar condicionado para celas causa polêmica

De acordo com o delegado João Paulo Sorigotti da Silva, a medida será tomada para garantir sossego no local. Já que, por conta do calor, muito presos passam mal e precisam ir para hospitais.

No texto, Silva ressalta que a verba para a compra do ar condicionado faz parte de um fundo formado com o dinheiro de multas. “Esses valores integram um fundo e devem ser usados, obrigatoriamente, em benefícios voltados aos presos.” Ele ainda justifica que, se o valor não for usado em benefícios destinados aos detentos, eles ficam inutilizados.

Leia também: Irmãos trocam de lugar durante visita a presídio no Paraná

“A Constituição Federal e a Lei de Execução Penal garantem a condição de pessoa humana aos presos. O Paraná alimenta uma crise carcerária e não há local apropriado para colocar os detentos. Eles são amontoados em salas escuras, úmidas, em meio a ratos e baratas, sujeitos a todo tipo de doença.”

“Medida meramente paliativa”

Silva ainda declarou que, no verão, a temperatura alcança 45ºC e, como não há espaço para todos dormirem ao mesmo tempo, eles fazem revezamento. Segundo ele, esse sistema inviabiliza o trabalho da polícia, que precisa deslocar os investigadores em escoltas dos presos até os hospitais. A instalação de ar condicionado é uma medida meramente paliativa, para que se possa garantir aos policiais o mínimo de sossego.”

Leia a nota da íntegra abaixo!

Polêmica nas redes sociais

Nos comentários, muitas críticas contra a decisão, como por exemplo: “Enquanto isso… idosos do asilo e hospital passando calor”. Entretanto, outro internauta defendeu a ação alegando que o sistema prisional não demonstrou nenhuma eficácia ou reversão nas últimas décadas.

No post, com 157 comentários e 47 compartilhamentos (até às 10h50 do dia 12/04), outra pessoa indagou o delegado sobre a compra de coletes, armamento e munição para os agentes. Em contrapartida, outra pessoa afirmou: “sábias palavras!! Merece meu respeito e admiração!”.

Posicionamento Polícia Civil

Uma nota de posicionamento da Polícia Civil sobre o caso foi divulgada na noite desta sexta-feira (12). Confira a declaração na íntegra:

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que a instalação do ar-condicionado é uma medida tomada pela direção da unidade local em conjunto com o Conselho da Comunidade, que é vinculado ao Poder Judiciário. Não houve aporte de recursos financeiros da PCPR, sendo o Conselho o doador dos fundos para a compra do equipamento. 

Devido às altas temperaturas que fazem na cidade, os detentos estavam constantemente passando mal e tendo a necessidade de serem encaminhados para unidades de saúde. Para isso, policiais e viaturas eram mobilizados para a escolta, prejudicando a função primordial que é investigar crimes e garantir a segurança da população.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!

12 abr 2019, às 00h00. Atualizado em: 16 mar 2022 às 16h56.
Mostrar próximo post
Carregando