por Redação RIC.com.br
com informações N.Com

O tradicional feriado da Independência do Brasil, que ocorre na próxima segunda-feira (7), terá uma programação diferente em Londrina por conta do coronavírus. De acordo com a prefeitura, a única atividade comemorativa será um evento reservado para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, em frente ao Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. Confira o que abre e fecha em Londrina:

Não haverá atendimento ao público na sede administrativa da Prefeitura e nas demais repartições, como as autarquias e fundações, permanecendo abertos apenas os serviços essenciais, como os de saúde e segurança.

O que abre no feriado?

  • Saúde

Funcionarão normalmente os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas) e do União da Vitória (16 horas), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), sendo que a UPA do Sabará é a referência para o atendimento em casos suspeitos de COVID-19.

O plantão do CAPS III, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) também estarão em funcionamento.

Para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Ricardo (Rua Rosa Branca, 246) e do Maria Cecília (Avenida Eugênio Gayon, 835) ficarão abertas durante o feriado, das 7 às 19 horas.

As demais Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Policlínica, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD estarão fechados.

  • Transporte coletivo

Na segunda-feira (7), o transporte coletivo vai operar com a tabela de horários semelhante aos domingos. A movimentação nos terminais será acompanhada por fiscais da CMTU e ônibus extras poderão ser liberados conforme a demanda. 

  • Feiras

As feiras livres, feiras da lua e gastronômicas terão funcionamento facultativo.

  • Segurança

O trabalho da Guarda Municipal (GM) de Londrina também funcionará normalmente durante o feriado, por ser essencial. A equipe continuará fazendo o patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares.

O trabalho da guarda também inclui o videomonitoramento e fiscalização de estabelecimentos suspeitos de descumprir os decretos municipais que regulam o funcionamento de comércio, indústrias e outros segmentos. Todos estes serviços operacionais da GM funcionam 24 horas por dia.

  • Funerais

O atendimento a funerais da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) segue normalmente, todos os dias da semana, incluindo feriados, sábados e domingos. No feriado, somente a equipe administrativa não terá expediente.

  • Coleta do lixo

A coleta do lixo, que inclui o rejeito e os resíduos orgânicos, será realizada normalmente nos bairros já atendidos às segundas.

O recolhimento do material reciclável será feito de maneira diferenciada, de acordo com a escala de trabalho de cada cooperativa de catadores. Enquanto Coopernorth, Coocepeve, Cooper Refum, Ecorecin e Cooperoeste adiantarão na sexta-feira (4) o atendimento dos setores de segunda, a Cooper Região e Coopermudança compensarão o dia parado na terça (8).

  • Agentes de Trânsito

Os agentes municipais vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em efetivo reduzido, com atendimento de plantão. 

  • Terminal Rodoviário de Londrina

A rodoviária terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas. 

O que não abre no feriado?

  • Comércio de rua – De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), o comércio não funcionará no feriado. Na sexta-feira (4) e sábado (5), os horários foram estendidos atendendo essa demanda. Confira aqui!
  • Hemocentro – Não haverá atendimento à população no dia. No sábado (5), o Hemocentro Regional de Londrina funcionará das 8h às 17h30 para doações de sangue, que foram agendadas com antecedência pela internet.
  • PEVs – Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela ficarão fechados para o recebimento de resíduos, voltando a abrir no dia seguinte, das 8 às 17 horas.
  • Cultura – As bibliotecas públicas permanecem fechadas para atendimento presencial ao público, devido à pandemia do coronavírus.
  • Limpeza Urbana  Os serviços de varrição, capina e roçagem do mato, remoção de entulhos, conservação de lagos e as demais atividades de asseio da cidade serão suspensos no feriado. 
  • PROCON – O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) também não terá expediente no feriado. O consumidor que se sentir lesado e desejar fazer uma denúncia ou reclamação pode entrar em contato pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br.
  • Praça de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, administradora do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e setores de atendimento ao público da Prefeitura de Londrina não irão abrir também.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!

3 set 2020, às 21h49. Atualizado às 21h52.
Mostrar próximo post
Carregando