Covid-19: Cidade do norte do Paraná já vacina pessoas com 18 anos

por Bruna Melo
com informações de Lais Cardoso, da RIC Record TV Londrina
Publicado em 9 jul 2021, às 09h01. Atualizado em: 9 maio 2022 às 15h18.

Diferente da média do Paraná, que está vacinando o público geral com mais de 35 anos na maioria das cidades, um município do “norte pioneiro” já está concluindo a aplicação das primeiras doses contra a covid-19 em moradores com 18 anos ou mais. Santa Cecília do Pavão, que tem 3.646 habitantes, tem expectativa de concluir a primeira parte da imunização ainda neste mês de julho.

O Ranking da Vacinação, disponibilizado pelo Governo do estado, mostra que a cidade já aplicou 2.502 primeiras doses e 595 segundas doses. Para ter esse avanço, Rosemeiry Rubio, diretora da Saúde do município explica que foi feito contato direto com as pessoas. Assim que as equipes abriam um novo frasco, os moradores recebiam ligações para irem até o posto de saúde.

Santa Cecília do Pavão também vacinou trabalhadores de cooperativas da região que circulam diariamente pelas cidade. Desta forma, de acordo com a diretora, ajudaria a diminuir o avanço do vírus. As empresas que levavam os funcionários até o posto, comprovando o vínculo empregatício. Também foi usado um sistema de sobreposição de grupos.

“O que nós observamos é que tem alguns grupos que se sobrepõem a outros. Por exemplo, eu tenho um idoso que tem comorbidade, então, nessa sobreposição de grupos, conseguimos imunizar mais pessoas”,

explica Rosemeiry Rubio.

Com o aumento da vacinação, houve queda nos índices de infectados e internados. Nesta quinta-feira (8), o município não tinha pessoas com o novo coronavírus nos leitos dos hospitais. Antes, eram registrados 30 positivados por dia, e hoje são apenas três.

O número que ainda falta receber a primeira dose é composto pelo grupo geral, pessoas que estão se recuperando da covid-19 ou esperando 14 dias após receberem a vacina da gripe.

Mostrar próximo post
Carregando