Curitiba fica entre as cidades preferidas dos brasileiros para o verão

Foto: Luiz Costa SMCS

São Paulo, por algum motivo, lidera ranking; Florianópolis é a segunda, e capital do Paraná, a sétima

Em uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada ontem (21), Curitiba aparece como o sétimo destino preferido dos brasileiros neste verão. A cidade ficou surpreendentemente mais bem colocada que lugares litorâneos como Cabo Frio (8o), Natal (16o) e Balneário Camboriú (9o), onde os próprios paranaenses gostam de veranear.

Quem ficou na frente? Do segundo até o sexto lugar, superaram Curitiba a manezada de Florianópolis, o Rio, Praia Grande, Salvador e Fortaleza. E em primeiro? Por algum motivo, São Paulo. 

A região Sul aparece como destino preferido de 25% dos viajantes, perdendo de longe para o Sudeste (46%) mas ficando um pouco à frente do Nordeste (23%). As regiões Centro-Oeste e Norte não pairam muito na cabeça tupiniquim, com 5% e 2% de preferência, apenas (note que a soma da pesquisa dá 101%).

Ao todo, devem ser realizadas 73,4 milhões de viagens entre dezembro e fevereiro, mais que os 72,8 milhões do verão passado. Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, isso mostra que o setor é “uma das atividades mais resistentes da economia brasileira”. O total das viagens deve movimentar cerca de R$ 100 bilhões. 

Um a cada dois brasileiros deve viajar de carro no verão; um a cada quatro, de ônibus; um a cada doze, aproximadamente, de avião.

Um dado curioso: 45 milhões das viagens, o que significa 61% delas, deve contar com hospedagem na casa de amigos e parentes. 

As cidades preferidas dos brasileiros no verão, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

1

SÃO PAULO (SP)

2

FLORIANÓPOLIS (SC)

3

RIO DE JANEIRO (RJ)

4

PRAIA GRANDE (SP)

5

SALVADOR (BA)

6

FORTALEZA (CE)

7

CURITIBA (PR)

8

CABO FRIO (RJ)

9

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

10

RECIFE (PE)

11

PORTO SEGURO (BA)

12

GUARUJÁ (SP)

13

GUARAPARI (ES)

14

CARAGUATATUBA (SP)

15

PERUÍBE (SP)

16

NATAL (RN)

17

SANTOS (SP)

18

PORTO ALEGRE (RS)

19

BRASÍLIA (DF)

20

JOÃO PESSOA (PB)

22 dez 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando