Descoberta de novo órgão no corpo pode explicar como câncer se espalha

O cientistas descobriram o interstício por acaso, enquanto analisavam um caso comum de câncer durante um estudo que já dura três anos (Foto: Reprodução Record TV)

Encontrar o novo órgão só foi possível graças a uma nova tecnologia que permite ver tecidos vivos em nível microscópico. O interstício pode e ser a chave para a cura do câncer

*Do R7

Uma rede cheia de fluidos que se esconde entre as camadas da pele foi descoberta por cientistas americanos. O interstício pode se tornar o novo órgão do corpo humano e ser a chave para a cura do câncer.

O tecido é encontrado nos pulmões, sistema digestivo, sistema urinário, além de músculos e vasos que estão ao redor deles. Cerca de 20% dos fluidos do corpo passam por essa rede.

Pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram o órgão por acaso, enquanto analisavam um caso comum de câncer durante um estudo que já dura três anos.

Até hoje, acreditava-se que só existia uma densa camada de tecido no local em que o interstício foi encontrado. Encontrá-lo foi possível graças a uma nova tecnologia que permite ver tecidos vivos em nível microscópico. Assista a reportagem:

A densidade da estrutura é tão grande que o tecido não se rompe mesmo após anos de vida. Por isso, é provável que ele também seja responsável por absorver pancadas e choques, protegendo outros órgãos do corpo.

Estudar a fundo essa descoberta pode levar ao entendimento de como os fluidos do corpo atuam na metástase, quando as células do câncer se espalham.

Segundo os pesquisadores, rastrear esse processo ajudaria a impedir o avanço da doença ou até mesmo curá-la. “Agora que sabemos o caminho que o câncer faz no nosso corpo, podemos entrar lá, identificar o trajeto das células e fazer algo para interferir nisso”, explica Neil Theise, um dos patologistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York.

Para oficializar o interstício como um órgão do corpo humano, é preciso um consenso entre a comunidade científica.

Leia também:

30 mar 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando