Desinformação se combate com informação correta

Abre Aspas

por Eduardo Scola
Publicado em 23 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 4 jun 2020 às 15h15.
tito_tre_pr

Desembargador Tito Campos de Paula é presidente do Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: TRE-PR)

A pandemia do coronavírus dá a impressão que o mundo quase parou, mas não se engane. Existem compromissos que você não poderá fugir neste ano, um deles tem data confirmada, 4 de outubro. É neste dia o primeiro turno das eleições municipais que vai escolher prefeito e vereadores para os próximos quatro anos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não pensa em mudar o dia do brasileiro ir à urna, por isso o calendário está mantido. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, reforça que mesmo que a data fosse alterada, o mandato dos atuais representantes da população não seria prorrogado.

“QUEM VAI DECIDIR ESSA QUESTÃO SERÁ O TRIBUNAL SUPErior Eleitoral. Se eventualmente adiada a data da eleição por alguns dias, os novos eleitos tomariam posse na data prevista, dia 1º de janeiro de 2021.”

A próxima data que o eleitor deve ficar atento é 6 de maio. Prazo final para o eleitor solicitar a primeira via do título, pedir transferências e regularizar sua situação junto a justiça eleitoral. Com cartórios fechados, por causa do Covid-19, a orientação é fazer tudo pela internet. Basta acessar o site do TSE e seguir as instruções.

Pela primeira vez na história praticamente 100% do eleitorado será identificado pela impressão digital no Paraná. Além disso, 2020 marca o fim das coligações para a escolha de vereadores, o que pode aumentar o número de candidatos. Durante todo o processo, o Tribunal Regional Eleitoral quer aproveitar para combater as notícias falsas.

“Está sendo criada uma Central de Combate à Desinformação. A ideia básica é combater, com checagens seguras e rápidas, principalmente as desinformações que digam respeito à credibilidade da Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral. Desinformação se combate com informação correta. Para isso, são fundamentais as parcerias e a contribuição dos diversos meios de comunicação”, finaliza o presidente do TRE-PR.

Mostrar próximo post
Carregando