por Redação RIC.com.br
com colaboração de Andressa Fernandes e Vinícius Moschen
Imagens: Divulgação/ Coritiba e Miguel Locatelli/Site Oficial do Athletico Paranaense

O Athletiba de hoje também representa um duelo interessante fora das quatro linhas. Por lá, Dorival Júnior e Eduardo Barroca são treinadores com histórico em diferentes áreas, mas ambos com sucesso. Confira um pouco da carreira de cada um dos treinadores:

Você pode ganhar uma camisa oficial do seu clube no Athletiba! Confira aqui.

Eduardo Barroca

Um dos principais nomes do Coritiba na temporada, Eduardo Barroca faz parte da nova geração de técnicos em ascensão no futebol brasileiro. Aos 40 anos de idade, ele está em busca do primeiro título como treinador de uma equipe profissional.

No ano passado, o técnico comandou o Atlético-GO, na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O Dragão garantiu o acesso e terminou a competição em quarto colocado. O desempenho de Barroca chamou a atenção da diretoria coxa-branca, e em dezembro de 2019 foi anunciado como o novo treinador do Verdão.

No profissional, Eduardo Barroca teve uma curta passagem no comando do Botafogo, onde também atuou como auxiliar técnico, assim como no rival Vasco. 

Mas é nas categorias de base, que o seu trabalho tem destaque, sendo campeão brasileiro sub-20 (Botafogo) e, vice-campeão da Copinha (Corinthians). Ele foi ainda auxiliar da Seleção Brasileira sub-20, campeã mundial e na conquista do ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Dorival Júnior

Antes de iniciar sua carreira como treinador, Dorival Júnior jogava como volante e possui suas raízes no futebol do interior paulista. Surgiu na Ferroviária, mas a maior parte de seu período dentro das quatro linhas aconteceu no Palmeiras, a partir do final da década de 80. Ainda como jogador, Dorival já conhecia o outro lado do clássico Athletiba: ele jogou no Coritiba no ano de 1988. 

Seu trabalho como treinador começou também na Ferroviária, em 2002. Voltou a fazer parte do Coritiba no ano de 2008, quando foi campeão paranaense. Seu período mais vitorioso veio dois anos depois, já no Santos de Neymar e Ganso. Na época o treinador garantiu para o seu currículo os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Apesar disso, essa também foi a época mais polêmica de sua carreira como treinador, principalmente por conta de brigas e desentendimentos com a dupla da equipe do litoral paulista.

A lista de equipes que já foram treinadas por Dorival inclui Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, entre outras.

No Athletico, o treinador chegou no início da temporada e fez 12 jogos, com 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Atualmente o Athletico comandado por Dorival joga em um 4-1-4-1, com jogadores guardando posição. Alguns atletas do elenco atual já possuem trabalhos anteriores com o técnico, como é o caso de Marquinhos Gabriel e Léo Cittadini, presentes no Santos de 2015.

O Athletiba terá transmissão do Portal RIC Mais: o jogo está marcado para 20h, mas o pré jogo começa uma hora antes.

5 ago 2020, às 11h58.
Mostrar próximo post
Carregando