por Redação RIC.com.br
Com informações da Prefeitura de Curitiba

Estar em casa em isolamento social não necessariamente significa não se exercitar. Pensando nisso, a prefeitura de Curitiba criou uma série de videoaulas para as redes sociais, que tem literalmente movimentado as pessoas em casa. As três primeiras aulas, disponibilizadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), já foram vistas por quase 30 mil pessoas.

Desde segunda-feira (23), sempre às 9h30, as aulas em vídeo são divulgadas pelo Facebook da Smelj e também disponibilizadas em outras redes sociais da prefeitura de Curitiba. As aulas podem ser acessadas novamente sempre que quiser, para as pessoas repetirem os exercícios quantas vezes sentir necessidade.

LEIA TAMBÉM: Como manter a casa longe do covid-19 sem álcool em gel

Nas aulas, os profissionais ensinam como as pessoas podem fazer exercícios físicos dentro de casa. As três primeiras aulas foram conduzidas pelos professores Simone Cordeiro, Eloise De Freitas e Regiane Atallah. Até agora foram apresentados exercícios de alongamento e de aero local, mas os profissionais têm preparado aulas diferentes e atrativas para que todos possam manter o movimento do corpo.

Seguindo as determinações da Secretaria Municipal da Saúde, e do Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura, que recomendam a não aglomeração de pessoas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, desde segunda-feira todos os 36 Centros Esportivos da Prefeitura estão fechados para o público.

“As aulas em vídeo são uma maneira de as pessoas continuarem a se exercitar, mesmo dentro de casa, e assim manter o sistema imunológico fortalecido” explicou o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. Veja as três primeiras aulas:

AULA 01 – Alongamento

Aula 01 – AlongamentoAula de Alongamento com a profissional de Educação Física, Simone Cordeiro, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.#MovimentoEmCasa

Publicado por Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em Segunda-feira, 23 de março de 2020

AULA 02 – Aero Local

Aula 02 – Aero LocalAula de Aero Local com a profissional de Educação Física, Eloise De Freitas, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.#MovimentoEmCasa

Publicado por Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em Terça-feira, 24 de março de 2020

AULA 03 – Alongamento

Aula 03 – AlongamentoAula de Alongamento com a profissional de Educação Física, Regiane Atallah, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.#MovimentoEmCasa

Publicado por Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em Quarta-feira, 25 de março de 2020

Além das fronteiras

Levantamento feito pela Smelj mostra que as aulas foram vistas não apenas em Curitiba, mas também em outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa foi elogiada pelos internautas.

SEGUE ESSA: Veja algumas dicas para entreter as crianças em isolamento em casa

“Compartilhamos com amigas. Para que neste momento delicado possam ter esta oportunidade de exercícios mantendo a saúde física e mental. Muito, muito obrigado pela iniciativa e colaboração”, disse Sueli Doszanet, de Curitiba.

Mulheres são a maioria

As três primeiras aulas foram vistas por 11,7 mil pessoas ao vivo durante suas estreias. Depois que os vídeos ficaram disponíveis na timeline da página do Facebook da secretaria, outras 15 mil pessoas também assistiram. O maior público acompanhando é formado por mulheres (86,4%), e a faixa etária com mais adeptos é entre 35 a 54 anos de idade. Mas os idosos também têm assistido, representando 10,9% entre as pessoas que têm se exercitado em casa com as orientações dos profissionais de Educação Física da Smelj.

25 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h50.
Mostrar próximo post
Carregando