Equipe da Prefeitura retira 50 toneladas de lixo dos rios

Trabalho contínuo de limpeza nesses canais ajuda a diminuir o risco de enchentes e doenças

Funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba estão fazendo uma operação de limpeza no canal extravasor ao lado da linha férrea que corta os bairro Uberaba e Cajuru. São integrantes da equipe Olhos D’Água, montada pela Prefeitura para fazer um trabalho contínuo de limpeza nesses canais e diminuir o risco de enchentes e doenças.

São duas equipes que, por mês, retiram em média 50 toneladas de lixo de rios da cidade, em um trabalho que custou para a Prefeitura, apenas no primeiro semestre deste ano, R$ 1,68 milhão.

No Uberaba, o trabalho está sendo feito esta semana desde a BR-277 até a Avenida Comendador Franco, recolhendo entulhos e lixo. Ao longo da rua Olindo Caetani, que margeia o canal extravasor do Uberaba, uma equipe de 21 funcionários retira do rio lixo e entulhos.

As atividades de manutenção e limpeza são programadas através de um relatório diário  entregue pelos Distritos de Manutenção Urbana para as equipes contratas e próprias da Prefeitura, que executam a remoção de entulhos, caliça, terra; fazem terraplenagem, drenagem, limpeza de caixas de captação; desobstrução de galerias de água pluvial, roçadas, entre outros.

São atendimentos de pedidos feitos pela população através do telefone 156 , solicitações de vereadores e observações dos funcionários da Prefeitura.

O encarregado da equipe, Aparecido Alves dos Santos, fala sobre o que é retirado dos rios. “É impressionante como há colchões, sofás, pneus, sacos, sacolas. A equipe tirou aqui no Uberaba até uma cabine de um telefone público e um vaso de banheiro”, conta.

3 jul 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando