Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) salvaram uma menina de um ano e quatro meses que estava engasgada na tarde desta segunda-feira (26) em Umuarama. Eles estavam parados em um posto de combustíveis para abastecer a ambulância quando foram surpreendidos pela mãe da criança, gritando por ajuda.

De acordo com Juliana Bartolli, médica do SAMU de Umuarama, a equipe havia realizado o transporte de um paciente entre hospitais e, antes de retornar à base, parou para abastecer a viatura. Nesta mesma hora, os pais do bebê estavam levando a criança engasgada para um hospital e passou pela rua em que a ambulância estava.

“Estávamos no posto quando a mãe da criança bateu em nossa porta pedindo ajuda e dizendo que o bebê estava engasgado. Imediatamente nós iniciamos as manobras de desobstrução das vias aéreas da criança e graças a Deus tivemos êxito em poucos minutos“, ressaltou ela.

Toda a ação aconteceu no pátio do posto de combustíveis. As imagens mostram a mãe chegando e pedindo ajuda. Logo em seguida, os socorristas efetuam um movimento chamado Manobra de Heimlich, usado para desengasgue, adaptado para situações com bebês.

A criança cuspiu um objeto plástico que havia engolido e provocado o engasgamento. Ela foi encaminhada em seguida para o Hospital Norospar, de Umuarama, para ser avaliada por um pediatra, sendo liberada logo em seguida.

Criança havia engolido um objeto plástico, o que causou o engasgamento (Foto: SAMU)

“Nós, mesmo abastecendo, estamos sempre prontos para alguma emergência. Por sorte, desta vez estávamos no lugar certo e na hora certa para ajudar esta família”, disse a médica.

“É muito gratificante quando conseguimos realizar um salvamento como este. Estou desde 2019 no SAMU e nunca havia passado por uma situação semelhante. A equipe toda ficou muito contente e com sentimento de dever cumprido, por termos conseguido realizar aquilo que fomos treinados“, destacou Juliana.

Assista:

27 jul 2021, às 09h37. Atualizado às 11h05.
Mostrar próximo post
Carregando