Escola Segura: começa a seleção de policiais que vão atuar nas escolas

O projeto Escola Segura prevê a presença de policiais nas escolas, entre outras ações. (Foto: Divulgação/AEN)

Os policiais militares da reserva interessados têm até o dia 30 de março para fazer a inscrição e trabalhar no programa

O processo que irá selecionar policiais militares da reserva para trabalhar no programa estadual Escola Segura já começou, conforme o Governo do Paraná. O projeto-piloto é uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança Pública e prevê a presença de policiais nas escolas estaduais, além de outras ações de prevenção para reforçar a proteção de alunos, pais e funcionários.

Inscrições Escola Segura

Os interessados têm até o dia 30 de março para fazer a inscrição. Os primeiros municípios a receberem o Escola Segura serão Londrina e Foz do Iguaçu. Na sequência serão ofertadas vagas para a Região Metropolitana de Curitiba.

“Antes mesmo da posse, já havíamos definido que a segurança nas escolas seria uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Esta é uma condição básica para que os nossos alunos possam ter tranquilidade para estudar, para que seus pais fiquem tranquilos e nossos professores não se sintam inseguros no ambiente de trabalho.”

Antecipado

Devido a tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, o lançamento do programa foi antecipado em torno de dois meses. “Tomamos a decisão de adiantar o cronograma para dar uma resposta rápida e firme ao que ocorreu em Suzano”, afirmou o governador.

O governador prevê que esta primeira etapa comece ainda em abril e explica que serão priorizadas as escolas localizadas em bairros mais vulneráveis.

Preparo para trabalhar em escolas

Ainda conforme o governo, os policiais militares selecionados pelo programa Escola Segura receberão uma orientação especial para atuar no ambiente escolar. Será realizada uma capacitação de 21 horas para o trabalho junto às escolas. “Eles atuarão como vigias da escola e também serão peças importantes, devido a sua experiência, para identificar comportamentos agressivos, evitar bullying, trabalhar na prevenção às drogas e fazer o monitoramento focado na segurança do ambiente escolar e do seu entorno”, explica o secretário de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell.

Carbonell acrescenta que os policiais também farão a prevenção de possíveis perturbações ou atentados contra os prédios dos estabelecimentos.

Cronograma

O Paraná conta com 2.143 escolas estaduais. Mas a decisão de aderir ao programa será da direção da unidade em conjunto com a comunidade escolar.

A Secretaria da Educação fará a seleção das escolas que aderirem ao projeto. Entre os critérios técnicos de escolha estão localização, número de estudantes matriculados e funcionamento em três turnos.

O piloto terá a duração de cinco meses e vai envolver até 200 policiais militares da reserva. Ao final deste prazo, o governo vai avaliar o modelo adotado e a sua expansão.

O investimento inicial nesta etapa será de R$ 5 milhões, recursos que serão utilizados para o pagamento das diárias dos policiais e aquisição de armas, coletes e demais equipamentos de segurança.

Leia mais:

Governo lança programa de proteção em escolas paranaenses

22 mar 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando