Por Christopher Bing e Joseph Menn e Raphael Satter

WASHINGTON/SAN FRANCISCO (Reuters) – A principal autoridade de cibersegurança dos Estados Unidos, Christopher Krebs, que trabalhou na proteção das eleições de hackers, disse a colegas que está esperando ser demitido pela Casa Branca, afirmaram três fontes familiarizadas com o assunto à Reuters. 

Krebs, que dirige a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura do Departamento de Segurança Interna (Cisa, na sigla em inglês), não respondeu mensagens pedindo por comentários sobre o assunto. A Cisa e a Casa Branca também se recusaram a comentar. 

Separadamente, Bryan Ware, diretor-assistente de cibersegurança da Cisa, confirmou à Reuters que entregou sua carta de demissão na quinta-feira. Ware não ofereceu detalhes, mas uma autoridade familiarizada com o assunto disse que a Casa Branca pediu a renúncia de Ware no início da semana. 

A saída é parte das mudanças no governo desde que o presidente republicano Donald Trump foi derrotado pelo democrata Joe Biden nas eleições da semana passada, levantando preocupações sobre a transição de poder para o presidente eleito, que deve tomar posse no dia 20 de janeiro. Trump, que ainda não admitiu a derrota e faz acusações de fraude eleitoral sem apresentar evidências, demitiu o secretário de Defesa Mark Esper e colocou alguns de seus apoiadores nos principais cargos do Pentágono. 

Krebs já atraiu elogios tanto de democratas quanto de republicanos por sua condução das eleições nos Estados Unidos, que correram de maneira suave apesar de temores persistentes de que hackers estrangeiros pudessem tentar atrapalhar a votação.

Mas ele atraiu a ira da Casa Branca por conta de um website dirigido pela Cisa e batizado de “Controle de Rumores”, que desmente informações enganosas sobre a eleição, de acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto. 

(Reportagem de Christopher Bing. Reportagem adicional de Raphael Satter em Washington)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGAB222-BASEIMAGE

12 nov 2020, às 20h47. Atualizado às 20h50.
Mostrar próximo post
Carregando