Por Libby George

LAGOS (Reuters) – O Exército da Nigéria usou munição letal contra manifestantes pacíficos em um pedágio de Lagos em outubro de 2020, de acordo com um relatório vazado do incidente visto pela Reuters e verificado por três fontes próximas do conselho que o elaborou.

O relatório descreveu o incidente como um “massacre”, disse que a maioria dos soldados do Exército enviados ao pedágio de Lekki “não estavam aptos e preparados para servir” e recomendou processar certos policiais por suas ações.

“No pedágio de Lekki, soldados do Exército nigeriano balearam, feriram e mataram manifestantes desarmados, impotentes e indefesos, sem provocação ou justificativa, enquanto estes estavam acenando com a bandeira nigeriana e cantando o hino nacional, e a maneira do ataque e da matança poderia ser descrita no contexto como um massacre”, disse o relatório.

Porta-vozes dos militares, da polícia e do governo de Lagos não responderam de imediato a pedidos de comentário. Tanto os militares quanto a polícia já haviam negado ter usado munição letal.

O incidente encerrou semanas de protestos de âmbito nacional contra a brutalidade policial e desencadeou os piores tumultos civis na Nigéria desde a volta do controle civil em 1999.

Na sequência, grupos de direitos humanos acusaram forças de segurança de acobertamento e descreveram um padrão de intimidação dos participantes dos protestos, inclusive ameaças, detenções e congelamento de bens.

(Reportagem adicional de Fikayo Owoeye em Lagos e Camillus Eboh em Abuja)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF0Q5-BASEIMAGE

16 nov 2021, às 11h42. Atualizado às 11h45.
Mostrar próximo post
Carregando