por Julia Cappeletto
com supervisão de Rodrigo Sigmura

Os militares do Exército se incorporaram, nesta terça-feira (22), às equipes que fazem visitas domiciliares para eliminar focos de criadouros do mosquito transmissor da dengue em Cascavel, no oeste do Paraná. A cidade está em alerta para uma epidemia por conta do aumento do número de casos confirmados da doença. 

De acordo com o setor de Controle de Endemias, quase 300 casos de dengue já foram registrados somente neste período epidemiológico. Em média, 40 pessoas procuram as unidades de saúde com sintomas da doença

“É importante ressaltar que a dengue é uma doença que pode levar a óbito e nós estamos com índice de infestação altíssimo. Então se não agirmos nesse momento poderemos, sim, ter uma epidemia de dengue no nosso município, porém, com a participação efetiva de toda a população nós podemos evitar que isso aconteça em nosso município”, 

diz a coordenadora do setor de Controle de Endemias Ana Paula Barboza. 

Para evitar uma epidemia, a prefeitura programou ações, principalmente nos bairros da região sul da cidade, para vistoriar as residências e orientar os moradores sobre o mosquito Aedes aegypti. 

A fiscalização, que conta com 80 agentes de endemias, além dos militares, começou nesta terça pelo bairro Cascavel Velho, onde foi apresentado o maior índice de infestação do inseto. A taxa foi de 10,2%, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 1%.

Na quinta-feira (24), as equipes seguirão para o bairro Veneza. Já no Presidente, a ação acontece na próxima terça-feira (29).

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!

22 mar 2022, às 15h27. Atualizado em: 28 abr 2022 às 15h05.
Mostrar próximo post
Carregando