Extra, extra: sai o grande vencedor dessas eleições!!

Já temos os vitoriosos das Eleições 2014 e a lista oficial do TRE nem foi divulgada. Detalhe: não se consagraram nas urnas. Aliás, sequer esses candidatos têm filiação partidária, registro de candidatura e espaço no horário eleitoral. De legítimo, autêntico mesmo, só um documento que nem foto exibe: o título de eleitor.

Passear atento neste dia de eleição pelos locais de votação foi uma injeção de esperança. Não vou perder nem tempo e espaço falando dos pontos negativos, mas quero colocar na manchete o que vi de ato heroico, edificante e que nos inspira a sonhar com um país melhor. Da boca desses caminhantes, rumo às urnas, não ouvi nem um tipo de reclamação, bronca sobre mensalão, escândalos, falcatruas políticas, entre outros desencantos. Estes temas, ao que se viu, é tema para outra hora.

Foi bonito de ver, e que merece mancheta aqui e com foto, é gente como Rubia do Nascimento que, mesmo com o pé machucado e de muleta, enfrentou o caminho das. Uma verdadeira senhora esperança que ainda teve o carinho de levar a filha, Erika, menina lá pelos seus 7 anos, para acompanhá-la em tão especial ato, o de  eleger os seus representantes.

Em frente a um outro local, na região do bairro Boa Vista, em Curitiba, lá estava o vendedor de cocada, algodão doce e pedacinhos de coco açucarado. Sinal mesmo que o dia, apesar de tudo, é de grande festa. E é assim mesmo: A senhora alta, lá pelos seus 70 anos, bem cedinho, maquiada, com batom bem retocado e cabelo impecável, se orgulhava de ser um das primeiras a votar naquela sessão. Seu broche, em forma de flor, em traje quase de gala, dava sinais que estava frente a frente de mais uma cidadã esperança.

Maria de Lurdes, Colégio Angelo Guzzo, já tinha votado. Ao lado de amigos aproveitava o início da tarde de domingo, mesmo que fria, como se fosse um daqueles lindos dias de sol na Capital paranaense. O tempo extra do dia estavam gastando em frente a um local de votação, exibindo uma matilha simpática com as mais variadas raças. “A vida é isso mesmo, não perder a esperança”, filosofou a securitária. Tomara que ele e seu grupo não tenha votado no bando errado, ou seja, numa alcateia. (Me perdoem a volta no tempo na listinha escolar de coletivos – deve ser porque a maioria dos locais de votação seja em escolas).

Jovens, na casa dos 20 anos, os namorados Guilherme e Renata, junto com o amigo Fernando Urban, se ajeitaram para uma foto dizendo que estavam fazendo o “Selfie da Democracia”. Mais uma vez, sem medo de ser repetitivo na palavra, eleitores da esperança, como o taxista De Franquine que carregou a filha Evelyn, de cinco anos, para “votar”. Um parágrafo dedicado a esperança quase que em dois tempos: jovens de hoje e do futuro. Gente que vai colher o resultado desta semeada lá pelo ano 2020, 2030.

E a lista dos nossos eleitos é grande. Pena que não podemos dar o nome e fotos de todos. Então, vamos rebatizar e homenagear os senhores e senhoras esperança com o título de BRAVA GENTE BRASILEIRA. Que Deus nos ajude nos próximos 4 anos, com a graça de ter eleito políticos de uma boa estirpe. Se isso não for possível, que ELE nos ajude transformando o sonho em realidade. Será que é mais difícil que transformar água em vinho?

 

*José Nascimento é diretor de conteúdo do Grupo RIC

 

5 out 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando