por Redação RIC.com.br
Publieditorial exclusivo RIC Mais

As faixas exclusivas para ônibus podem diminuir até 74% o tempo de deslocamento dos veículos em Curitiba. Isso porque são áreas nas quais há somente a circulação dos transportes coletivos.

Assim, o trânsito de outros motoristas nas faixas pode ocasionar a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. 

Com a intenção de tornar mais rápido e fácil o deslocamento dos ônibus na cidade, a primeira faixa para ônibus de Curitiba foi instaurada em 2014. Assim, ao longo dos anos o número aumentou, e em março de 2019, a capital paranaense recebeu a sétima faixa na Rua Alfredo Bufren, no Centro, facilitando ainda mais o fluxo no trânsito.

Localizações das faixas exclusivas para ônibus

Neste mês Curitiba ganhou a oitava faixa exclusiva, na Rua Imaculada Conceição até a Linha Verde. Atualmente, os oito trechos exclusivos totalizam 8km, que beneficiam cerca de 300 mil usuários por dia. Veja onde estão localizados:

  • Rua André de Barros
  • Rua XV
  • R. Marechal Deodoro
  • Conselheiro Laurindo
  • R. Desembargador Westphalen
  • Av General Mário Tourinho
  • Amintas de Barros

Setransp planeja novas faixas exclusivas

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) já tem planos de instaurar novas faixas pela cidade. De acordo com Luiz Alberto Lenz César, diretor executivo das empresas de ônibus, a intenção é facilitar ainda mais o deslocamento dos transportes coletivos.

“Nós queremos ter mais vias exclusivas para que o transporte coletivo tenha cada vez mais conforto e agilidade”, declara.

Confira o vídeo oficial da Setransp

Na época da produção do vídeo, o total de faixas exclusivas na cidade ainda era de apenas sete.

 

19 fev 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h55.
Mostrar próximo post
Carregando