Faróis do Saber Machado de Assis e Tom Jobim são revitalizados

Melhorias incluem a revitalização das estruturas metálicas, substituição de rede elétrica, entre outros

Os Faróis do Saber Machado de Assis e Tom Jobim estão sendo reformados pela Prefeitura de Curitiba e em breve serão abertos para as comunidades dos bairros Vista Alegre e Santa Quitéria.

As unidades funcionam como bibliotecas públicas descentralizadas, com espaço para inclusão digital, acesso gratuito à internet e oferta de programação cultural gratuita e variada. A revitalização das unidades é parte de um pacote de obras da Secretaria Municipal da Educação que desde 2014 investiu aproximadamente R$ 900 mil em melhorias nos Faróis de Saber localizados em praças.

As melhorias incluem a revitalização das estruturas metálicas, substituição de rede elétrica e dos telhados, pintura interna e externa entre outras ações.

Os próximos a serem reformados serão os Faróis do Saber Emílio de Menezes (Bigorrilho) Gibran Khalil Gibran (Centro) Hideo Handa, na Praça do Japão (Água Verde) e Aparecido Quinaglia, em Santa Felicidade.

Já passaram por reformas os Faróis Antônio Machado (Barreirinha), Frei Miguel Bottacin (CIC) São Pedro e São Paulo (Umbará), das Cidades (Pilarzinho), Aristides Vinholes (Boqueirão) e a Casa Encantada, no Bosque Alemão, no Vista Alegre.

Os Faróis do Saber são unidades integrantes da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, que é composta por 193 unidades. Juntas reúnem acervo superior a 900 mil livros.

“Esperamos que a população valorize e colabore com a manutenção destes espaços que além de serem cartões postais da nossa cidade, procurados por visitantes de diferentes locais do Brasil e do exterior, são também áreas para a busca e troca de conhecimentos”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Complementando as intervenções físicas dos faróis, foram feitos investimentos nos acervos e na formação dos agentes de leitura, além da e reformulação nas programações. “Foram medidas adotadas para que as unidades fossem transformadas em espaços para o convívio das comunidades e para o exercício da cidadania a partir da cultura e do conhecimento”, diz o gerente de bibliotecas e Faróis do Saber, Paulo Henrique Machado.

7 jul 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando