por Lais Andrade
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Guilherme Becker

Ana Gabriela Castro, de 48 anos, viveu uma história de superação e conseguiu emagrecer 80 kg sem precisar realizar um procedimento cirúrgico. Com muita dedicação, uma reeducação alimentar e força de vontade, a mulher mudou o estilo de vida e atualmente é instrutora de Zumba, em uma academia no Rio de Janeiro.

Entretanto, Ana Gabriela precisou de adaptar a uma nova forma de viver. O resultado não foi adquirido da noite para o dia, porém a mulher, que chegou a pesar 159 kg, construiu um método para eliminar os quilinhos em excesso e ter uma vida mais saudável.

80 kg a menos, sem procedimento cirúrgico

Ana sempre foi magra, até engravidar. Após a gestação não conseguiu voltar ao peso de antes e, por 23 anos, viveu a obesidade e o efeito sanfona. Chegou a pesar 159 kg e, além do sobrepeso, sofria com depressão, síndrome do pânico e tentativas de suicídio.

Convidada por amigas para fazer aulas de Zumba, Gaby – como prefere ser chamada – aceitou o convite, mesmo tendo medo de ser ainda mais humilhada por estar muito acima do peso.

“Me senti alegre, mesmo não tendo tanta mobilidade para fazer as coreografias e comecei a fazer aulas todos os dias. Foi quando notei que além de me sentir bem os quilos também estavam indo embora em um ritmo acelerado”, explica Ana, afirmando que nessa momento decidiu associar às aulas de zumba com a mudança de alimentação.

antes e depois emagrecer

A satisfação de dançar era tanta que foi convidada a se tornar instrutora da modalidade. Ela que era formada em gestão de pessoas, hoje dá cerca de quatro aulas por dia de Zumba no Rio de Janeiro. Além de ser a idealizadora do Tá na Onda – um projeto de aulas de Zumba gratuitas ao ar livre, que tem como objetivo mostrar às pessoas que é possível se exercitar independente da idade ou condição física.

“Assim como eu, existem muitas pessoas que se isolam em casa porque estão acima do peso ou porque a autoestima está baixa. A Zumba é totalmente inclusiva e foi o que me salvou”, conta.

Quais os benefícios da dança no emagrecimento?

emagrecer sem cirurgia dançando

A dança é um tipo de esporte muito praticado pelo mundo inteiro, coreografado ou não, influencia no processo de emagrecimento que muitas pessoas almejam. Existem várias formas de emagrecer dançando, com diferentes modalidades, basta escolher aquela que mais lhe agrada.

Além de estimular o corpo, em energia e disposição, cerca de uma hora de movimento é capaz de eliminar 600 calorias. Viu como é possível emagrecer sem cirurgia?

Quantas calorias cada modalidade elimina

Estes resultados, estimados, são baseados em uma pessoa que dança por uma hora seguida. Confira:

  • Zumba: 300 a 600 calorias
  • Ballet: 350 a 450 calorias;
  • Hip Hop: 350 a 600 calorias;
  • Dança de salão: 200 a 400 calorias;
  • Jazz: 200 a 300 calorias.

1 fev 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando