por Julia Cappeletto
com informações do Fidel Alvarenga da RIC Record TV e supervisão de Giselle Ulbrich

A fronteira entre o Brasil e a Argentina pode reabrir ainda nesta segunda-feira (27), depois de um ano e seis meses fechada. Já na manhã desta segunda-feira, as barreiras realizadas no meio da Ponte entre os dois países já não existiam mais.

De acordo com o chefe do núcleo de migração da Polícia Federal, Nelson Machado, ainda não há uma confirmação oficial de que a fronteira seja reaberta.

“O que houve foi uma reunião lá no sábado, e conversas pelo celular. Eles têm a pretensão de hoje, às 16h, abrir a Argentina como uma espécie de protótipo, de teste”,

afirma o chefe.

No Brasil, está em vigor uma portaria da Anvisa, chamada Lei da Reciprocidade, que prevê que as mesmas regras adotadas na Argentina na reabertura da fronteira, também devem ser aplicadas aqui. Isso significa que o que for exigido para um brasileiro entrar no país vizinho, também será exigido para entrar no Brasil.

“A Reciprocidade fala em cidades gêmeas, mas é uma portaria de acordo sanitário. Desde que a Anvisa libere a parte sanitária, a Polícia Federal vai admitindo o imigrante para fazer o trânsito fronteiriço nas cidades gêmeas, ou seja, se ela vai vir até Foz do Iguaçu, e retornar”,

explica Nelson Machado.

Segundo a Polícia Federal, se a fronteira for reaberta hoje, os argentinos poderão circular somente em Foz do Iguaçu e retornar ao país de origem no mesmo dia.

“A Reciprocidade é no trânsito fronteiriço, é no trânsito entre cidades gêmeas”,

ressalta o chefe do núcleo de migração.

27 set 2021, às 16h47.
Mostrar próximo post
Carregando