por Aline Cristina
com informações da RIC Record TV Oeste

As câmeras de segurança instaladas no Terminal de Transbordo Leste em Cascavel, registraram parte da confusão entre um usuário do transporte público e agentes da empresa Transitar, na noite de segunda-feira (20).

O usuário do transporte, Gustavo Henrique, que está de camiseta azul e boné branco, chega às 17h59, na linha que faz o bairro Morumbi. Ele senta em um banco para aguardar a chegada do ônibus. 

O rapaz, vai acessar o ônibus pela porta traseira, mas acaba desistindo, devido a quantidade de pessoas. Ele tenta, então, entrar pela porta do meio quando é orientado a aguardar o próximo veículo.

Na sequência, é possível ver Gustavo em posição de luta, com os punhos cerrados. Os agentes tentam acalmar o rapaz. 

Segundo o registro do usuário em vídeo divulgado nas redes sociais, a agressão aconteceu na parte de fora do local.

Sobre o caso 

Gustavo relatou que o agente da Transitar havia xingado ele no momento em que estava entrando no ônibus, e que foi agredido ao sair do terminal pelos agentes.

No entanto, a versão do jovem foi contestada pela equipe da Transitar e também contrária pelas testemunhas que estavam no momento do fato.

“ É toda contraditória a história, temos muitas testemunhas. Inclusive esse vídeo e esse depoimento vão ser usados nas medidas tomadas pela companhia de trânsito”,

informou Simone Soares, presidente da Transitar, em entrevista ao Cidade Alerta Oeste, da RIC Record TV.

O agente havia impedido a entrada do rapaz devido a lotação do veículo ter sido extrapolada. As medidas são realizadas para conter a contaminação do Covid-19.

O agente precisou ser atendido e encaminhado para casa hospitalar, onde passou por cirurgia, seu estado de saúde é estável. Ele vai passar por exames no Instituto Médico Legal.

Gustavo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Ele irá passar por exames de corpo delito.

Rotina

Simone Soares, Presidente da Transitar, afirmou à RIC Record TV que agressões são mais comuns do que se imagina. Nos últimos 30 dias, pelo menos dois boletins foram registrados junto à Delegacia de Polícia Civil do município.

“A Guarda Municipal já foi acionada para fazerem parte da segurança nos terminais, assim como a Guarda Municipal. Estudamos também a implantação de câmeras portáteis para utilização dos agentes”,

explicou Simone.

Veja a nota da Transitar

“Diante de relatos do rapaz que agrediu um agente da Transitar e que relatou ter sido agredido por outros agentes, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania vê contradição nos depoimentos. Diferentes versões foram extraídas dos depoimentos nas datas de ontem (21) e hoje (22). Também solicitamos junto às empresas concessionárias as imagens dos veículos (ônibus) que capturam “pontos cegos” não alcançados pelas câmeras dos terminais.

Nas câmeras dos terminais, conforme arquivo da Guarda Municipal, é possível avaliar o comportamento do agressor e o momento que este se afasta para sair do terminal, quando a Policia Militar é acionada pelos agentes.

Hoje ouvimos o agente agredido, que permanece em recuperação da cirurgia e encontra-se bastante machucado.

Faremos as diligências para dar os devidos encaminhamentos e divulgação das imagens quando estas forem suficientes para fazer a avaliação mais realista dos fatos ocorridos, além daqueles relatados.

Lamentamos o comportamento de uma minoria dos usuários do sistema de transporte coletivo que, sem se conscientizar de sua responsabilidade, têm causado pânico entre os trabalhadores do sistema, que trabalham arduamente, se expondo aos riscos, com o objetivo de manter esse importante serviço essencial com segurança para seus usuários.”

22 abr 2021, às 13h16. Atualizado em: 23 abr 2021 às 09h56.
Mostrar próximo post
Carregando